Alarme de poeira fina em Brandemburgo: qualidade do ar atual em foco!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As medições atuais da qualidade do ar em Brandenburg an der Havel em 16 de junho de 2025 mostram aumento dos níveis de poeira fina e dióxido de nitrogênio.

Aktuelle Luftqualitätsmessungen in Brandenburg an der Havel am 16.06.2025 zeigen erhöhte Feinstaub- und Stickstoffdioxidwerte.
As medições atuais da qualidade do ar em Brandenburg an der Havel em 16 de junho de 2025 mostram aumento dos níveis de poeira fina e dióxido de nitrogênio.

Alarme de poeira fina em Brandemburgo: qualidade do ar atual em foco!

Como está a qualidade do ar na Alemanha? Os dados de medição atuais mostram um quadro preocupante. Em 16 de junho de 2025, os valores de partículas finas de poeira e outros poluentes atmosféricos foram determinados em Brandenburg an der Havel, na estação de medição do campo esportivo Werner-Seelenbinder. O valor limite para poeiras finas é de 50 microgramas por metro cúbico de ar, que pode ser excedido no máximo 35 dias por ano. Mas a situação é alarmante porque muitas cidades ultrapassam esses valores e colocam em risco a saúde das pessoas.

As medições atuais mostram que a poluição por partículas (PM10) e dióxido de nitrogênio em muitas áreas da Alemanha excede os limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). duh.de relata que 99 por cento de todas as estações de medição não cumprem a recomendação da OMS de 5 µg/m³ de poeira fina, e quase três quartos das estações chegam a ultrapassar o valor nocivo de 10 µg/m³ para o dióxido de nitrogênio.

Poluição por poeira fina em números

Uma análise mais detalhada dos valores na Alemanha mostra que os valores médios anuais de PM10 estão agora entre 15 e 20 µg/m³, o que é significativamente melhor do que os valores da década de 1990, quando ainda estavam em torno de 50 µg/m³, de acordo com o Umweltbundesamt. A monitorização anual, realizada para as PM10 desde 2000 e para as PM2,5 desde 2008, revelou uma melhoria notável na qualidade do ar.

No entanto, é inevitável que as condições meteorológicas tenham uma influência significativa nas concentrações de PM10. Mais recentemente, foram registados valores de pico após um inverno seco e um verão quente, o que deixa claro que as condições meteorológicas desempenham um papel que não deve ser subestimado.

Efeitos na saúde

Tendo em conta os dados deprimentes, não é surpreendente que a Ajuda Ambiental Alemã (DUH) exija que os valores-limite sejam ajustados às novas recomendações da OMS, significativamente mais baixas, até ao início de 2025. Estima-se que o cumprimento destes limites poderia evitar 28.900 mortes prematuras por partículas e 10.000 por dióxido de azoto anualmente. Portanto, a posição do governo federal nas negociações sobre a Diretiva de Qualidade do Ar da UE é de crucial importância, como afirma duh.de.

É indiscutível que o ar limpo é de extrema importância para todos os cidadãos na Alemanha. A saúde não deve sofrer nas circunstâncias dadas. Com uma abordagem coordenada, podemos melhorar de forma sustentável a qualidade do ar e proteger o nosso ambiente. Portanto, resta saber o que os decisores políticos farão para enfrentar estes desafios.