O físico do Dortmund, Doris Reiter, recebe o prêmio Emmy-noether!
O físico do Dortmund, Doris Reiter, recebe o prêmio Emmy-noether!
Dortmund, Deutschland - A Sociedade Física Europeia (EPS) concedeu à professora Doris Reiter por suas realizações notáveis em física em seu prêmio mais recente. Essa honra, que é concedida desde 2013, reconhece as realizações dos pesquisadores em física e pretende inspirar as mulheres a se esforçarem por uma carreira na ciência. Os prêmios Emmy-Noether são particularmente indicados pela memória de Amalie Emmy Noether, uma excelente matemática que é considerada um dos matemáticos mais influentes do século XX e é conhecido por seu teorema de Noether, que descreve a conexão entre simetrias e variáveis de conservação na física, como Wikipedia relatou.
Neste ano, o Prof. Doris Reiter foi homenageado por suas contribuições inovadoras para a tecnologia teórica de fotônicas e quânticas. Ela trabalha na TU Dortmund desde 2022 e lidera um grupo de pesquisa independente lá. Seu foco de pesquisa está na descrição teórica da produção de fótons de alta qualidade para comunicação quântica. Seu trabalho inovador também inclui o super esquema, um processo que trabalha com dois pulsos a laser para aumentar o rendimento de fótons e reduzir as influências ambientais. Este trabalho atraiu atenção internacional e abriu um novo tópico de pesquisa.
Promoção da comunicação científica e promoção de jovens talentos
Prof. Reiter não está apenas envolvido na pesquisa, mas também ativamente para promover jovens cientistas. Ela lidera a Escola de Pós -Física de Dortmund e atua na Sociedade Física Alemã (DPG). Como parte do ano internacional de ciência e tecnologia quântica em 2025, ela iniciou o projeto de extensão "Quantour", no qual uma fonte de luz quântica viaja pela Europa e vale a pena relatar internacionalmente em várias mídias. Tais iniciativas são cruciais para aumentar o interesse na física e conquistar um público mais amplo para tópicos científicos.
A concessão do Prof. Reiter aumenta a visibilidade da pesquisa de física no Tu Dortmund em nível internacional e reflete uma tendência positiva, uma vez que a proporção de mulheres aumentou entre os estudantes de física da Alemanha nas últimas décadas. Enquanto em 1990 apenas cerca de 12% dos novos estudantes estavam em física, essa proporção é agora cerca de 30%, como mulheres na física . Historicamente, as mulheres não tinham acesso à educação e sofreram discriminação nas profissões acadêmicas por um longo tempo, o que torna o progresso atual ainda mais notável.
Uma olhada no passado
O papel das mulheres na física mudou significativamente ao longo dos séculos. Embora as mulheres quase não tivessem direitos humanos e acesso à educação no século XVII, cada vez mais ganharam direitos através da primeira onda do movimento das mulheres nos séculos XIX e XX, incluindo o direito de voto e o direito à educação. Fabantidades como Marie Curie, que recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1903, e muitos outros pioneiros contribuíram para consolidar a posição das mulheres na ciência. Apesar desses progressos, as mulheres ainda estão sub -representadas em assuntos de hortelã e geralmente precisam lidar com estereótipos e discriminação negativos.
O prêmio deProf. Doris Reiter é outro sinal de progresso e as medidas necessárias que são tomadas para dar às mulheres na ciência e pesquisar uma voz e reconhecer suas realizações. Isso é particularmente relevante no momento em que a importância da diversidade e inclusão na ciência é mais enfatizada.
Details | |
---|---|
Ort | Dortmund, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)