EnergyMap Berlin: Ferramenta inovadora para a transição de energia começa em breve!

EnergyMap Berlin: Ferramenta inovadora para a transição de energia começa em breve!

Em 28 de maio de 2025, a inovadora ferramenta digital EnergyMap Berlin será apresentada nos dias de energia de Berlim. Esta é uma ferramenta interativa de cartão on-line para o planejamento de calor de construção do estoque de edifícios de Berlim. Esta solução foi desenvolvida pela Berlim da Universidade das Artes (UDK) em cooperação com Co2online, Senecern, Lup e o escritório do distrito de Charlottenburg-Wilmersdorf. O Ministério Federal de Economia e Proteção Climática (BMWK) está financiamento. A apresentação oferece uma primeira oportunidade para o público conhecer os versáteis possíveis usos do EnergyMap Berlin, projetados especialmente para cidadãos, planejadores de energia, fornecedores e planejadores urbanos.

EnergyMap Berlin pretende criar transparência para os dados de construção e permitir um uso baseado em banco de dados, multiuser e multisource. A combinação de requisitos de calor calculados a partir de dados disponíveis ao público, bem como dados reais de consumo por meio de fornecimento de multidões, é apoiado por análises abrangentes e tomada de decisão em contextos econômicos, de política energética e de planejamento. Os usuários também têm a opção de adaptar o estado de renovação dos edifícios e examinar várias variantes de renovação, incluindo sua influência nas mudanças climáticas.

funcionalidades e integração

EnergyMap Berlin oferece uma plataforma vinculada ao LAS oficial de aquecimento de Berlim e complementa o carregador de calor existente para fins administrativos. Após a apresentação, a ferramenta estará disponível ao público como um aplicativo gratuito da Web, para que todos os atores sociais da transição energética possam acessar esse valioso recurso de informação. O objetivo é criar uma base de dados transparentes para o estado energético do estoque de edifícios, o que permite que todos os atores façam planos em diferentes detalhes.

O novo modelo de IA no EnergyMap prevê o requisito de energia de aquecimento de edifícios e grupos individuais e, portanto, garante a tomada de decisão baseada em evidências em relação às medidas de renovação baseada em energia. O WebApp representa um apoio significativo para a criação de desenvolvimento urbano sustentável e integra abordagens inovadoras do campo dos conceitos da cidade inteligente.

Cidade inteligente e desenvolvimento urbano inovador

O conceito de cidade inteligente, que é definida como um edifício de pensamento social, descreve cidades que são caracterizadas por tecnologias de informação e comunicação, a fim de registrar, monitorar e otimizar com eficiência os fluxos de recursos urbanos. No entanto, não há definição geralmente aceita para cidades inteligentes, pois elas variam dependendo da cidade e do país. Os fatores de influência incluem o grau de desenvolvimento local, os recursos existentes e as expectativas dos moradores.

O entendimento recente de uma cidade inteligente inclui a integração cruzada de vida e espaço para todas as classes sociais, empregos para várias qualificações, bem como educação abrangente e ofertas culturais. O objetivo é promover a “cidade de distâncias curtas” - um desenvolvimento sustentável, melhorando a logística urbana e novos sistemas de transporte. Capital físico, capital humano e capital social são indispensáveis ​​para o desenvolvimento de uma cidade inteligente.

Mais informações sobre o projeto e suas possibilidades podem ser encontradas no Página do projeto EnergyMap Berlin

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)