Onda verde na Alemanha: os consumidores levam as empresas à inovação!

Onda verde na Alemanha: os consumidores levam as empresas à inovação!

Berlin, Deutschland - Os consumidores na Alemanha estão desenvolvendo cada vez mais atitudes "mais verdes" e mostrando uma maior disposição de comprar produtos ecológicos. De acordo com um estudo do Instituto Alemão de Pesquisa Econômica (DIW Berlim), essas mudanças têm efeitos mensuráveis ​​nas decisões de inovação das empresas. No caso dos fabricantes automotivos, em particular, os investimentos em pesquisa aumentam em tecnologias limpas, como acionamentos elétricos, híbridos ou hidrogênio, quando os consumidores favorecem produtos ecológicos. Esse efeito das preferências "verdes" do consumidor é ainda mais pronunciado do que a influência do aumento dos preços da gasolina. In addition, politics demands more transparency in relation to the environmental balance of products in order to make conscious purchase decisions easier DIW Berlin .

O aumento da conscientização ambiental na Alemanha também está presente no público em geral. Questões ambientais como as mudanças climáticas, a saída do carvão e dos movimentos como sextas -feiras para o futuro estão se tornando cada vez mais o foco. Estudos do Ministério Federal do Meio Ambiente (BMU) mostram que a proteção ambiental e climática estão entre os desafios centrais da sociedade, igualmente com tópicos como educação e justiça social. A demanda por produtos orgânicos, eletricidade verde e compartilhamento de carros aumentou nos últimos anos.

Consciência do consumidor e comportamento real de consumo

Apesar da pronunciada consciência ambiental, ainda há uma grande necessidade de ação no consumo privado. Isso tem um impacto significativo no meio ambiente, especialmente através da alta importação de produtos. Todos os anos, toda pessoa na Alemanha cria 11,61 toneladas de emissões de CO2, que é quase duas vezes mais alta que a média mundial. Aqui, a dieta contribui para as emissões com 15 %, enquanto "outro consumo" - como roupas, eletrodomésticos e lazer - representa quase 40 % ambientalesamt .

O gasto de consumo de famílias na Alemanha aumentou 14 % de 2014 a 2019. A renda mais alta geralmente leva a um maior gasto de consumo e ao aumento do consumo de energia. Apesar dos aspectos positivos, como a queda de emissões de gases de efeito estufa do consumo de famílias particulares desde 2000, também existem muitos efeitos negativos: a participação de mercado de produtos ecológicos cresceu de 3,6 % em 2012 para 8,3 % em 2017, mas o consumo geral favorece os danos ambientais associados a ele.

Desafios para o consumo sustentável

A discrepância entre a alta consciência ambiental e o comportamento real do consumo é significativa. O comportamento sustentável, os hábitos existentes e o sentimento de desmaiar em relação aos principais desafios da crise ambiental são frequentemente convenientes, hábitos existentes. A "hipótese de baixo custo" sugere que a ação ambientalmente consciente é frequentemente realizada apenas com pouca renúncia. Para reduzir essa discrepância, é necessária uma comunicação direcionada de sustentabilidade, o que promove o conhecimento e o comportamento e reduz os preconceitos.

Uma variedade de esforços para promover o consumo sustentável é aumentado pelas organizações de proteção ambiental e pelo governo federal. O Programa Nacional de Consumo Sustentável, lançado em 2016, pretende estabelecer práticas ecológicas na sociedade. Além disso, a lei da cadeia de suprimentos planejada deve estimular as empresas a cumprirem os direitos ambientais e humanos, para os quais já existem apoio mais amplo da população -mwardelte-unchtiche-consum-nachhortigiger-consum/">

No geral, pode -se observar que o comportamento do consumidor tem um impacto significativo no meio ambiente e que é necessário repensar para garantir um futuro sustentável.

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)