Treitschkestraße se torna Betty-Katz-Straße: uma mudança histórica!
Treitschkestraße se torna Betty-Katz-Straße: uma mudança histórica!
Betty-Katz-Straße, 14165 Berlin, Deutschland - No distrito de Steglitz-Zehlendorf, o Treitschkestrasse será renomeado Betty-Katz-Straße a partir de 1º de outubro de 2025. A decisão foi capturada por unanimidade pelo Conselho Distrital (BVV) e publicado em 6 de junho de 2025 no Jornal Oficial de Berlin. A renomeação visa honrar a memória de Betty Katz, diretora da casa cega judaica em Wrangelstrasse e foi assassinada em Theresienstadt em 6 de junho de 1944. Os moradores locais do Treitschkestrasse desenvolveram e apoiaram a proposta para renomear.
A mudança de nome não é apenas uma etapa de redesenhar a paisagem da cidade, mas também o resultado de uma década de debate. Já em setembro de 2022, foi tomada uma primeira decisão para renomear, mas sem um nome alternativo. A discussão sobre o nome antigo, que recebeu o nome do anti -semita Heinrich von Treitschke, havia sido de até 30 anos e mostrou a sensibilidade do tópico.
Um procedimento livre e não abrangente
Com a renomeação, é introduzido um período de transição de seis meses, no qual o novo nome "Betty-Katz-Straße" e o nome antigo serão visíveis. Durante esse período, os moradores podem fazer alterações gratuitamente em seus documentos pessoais e registro de veículos. Os escritórios de cidadãos móveis oferecem apoio que levam em consideração a preocupação dos moradores.
A decisão para a renomeação foi apoiada em uma sessão plenária em 22 de janeiro de 2025 por todas as facções do BVV. As discussões com antecedência incluíram tópicos como agitação anti -semita, que foi percebida como um contexto crítico. Em uma reunião do Comitê de Educação e Cultura da BVV em 8 de janeiro de 2025, especialistas foram convidados para os desafios e a importância da cultura da memória. Esse tipo de discussão destaca a relevância social do tópico e a incompatibilidade das opiniões de Treitschke com o princípio da dignidade humana no artigo 1 da Lei Básica.
Uma chamada para a cultura da memória
A decisão de renomear não apenas mostra a mudança na cultura da memória em Berlim, mas também a necessidade de se distanciar de coberturas históricas discriminatórias. Esse desenvolvimento se enquadra em um contexto mais amplo, que também inclui debates atuais sobre outros nomes problemáticos de rua na área de Berlim City. Dessa maneira, renomear em Berlim também pode ser atribuído ao passado colonial e às ideologias racistas, que ficaram claras por meio de regulamentos de execução estendidos 2020.
A discussão sobre renomear ruas que recebem o nome de figuras controversas está em pleno andamento. Esses argumentos não são novos. Eles voltam para a década de 1980 e refletem mudanças sociais e consciência de sua própria história. O novo nome não apenas honra a memória de uma mulher corajosa, mas também um sinal é que o anti -semitismo e o racismo não devem ter um lugar em Berlim.
A adaptação dos nomes das ruas é uma contribuição ativa para a criação de uma solidariedade e sociedade urbana inclusiva e é feita por iniciativas comprometidas com a respeitosa coexistência. A renomeação do Treitschkestraße é outro passo nessa direção.
Details Ort Betty-Katz-Straße, 14165 Berlin, Deutschland Quellen
Kommentare (0)