Os eleitores de Brandenburg estão insatisfeitos: AFD ultrapassa o SPD claramente!

Os eleitores de Brandenburg estão insatisfeitos: AFD ultrapassa o SPD claramente!

Frankfurt (Oder), Deutschland - Na tendência de Brandenburgo de hoje da Infratest Dimap, transmitida no RBB24, há um declínio ameaçador em apoio à Coalizão do SPD e BSW. Um total de 54 % dos entrevistados estão insatisfeitos com o governo do estado, enquanto apenas 40 % do Satisfaction Express. Isso é particularmente alarmante em relação às próximas eleições, porque o AFD experimentou uma enorme subida e agora chega ao valor máximo de 32 %. Isso significa um aumento de 2 pontos percentuais em comparação com a última pesquisa em dezembro de 2024. O SPD, por outro lado, cai drasticamente para 23 % e, portanto, perde 5 pontos, enquanto o BSW cai para 9 %, o que corresponde a um menos de 3 pontos.

A CDU pode se levantar facilmente e atinge 14 %, mas também permanece longe da maioria necessária. Surpreendente é o crescimento da esquerda, que dobrou seu compartilhamento de voz para 9 %. Nos verdes, o status quo permanece com 5 % estáveis. No que diz respeito às opções da coalizão, parece sombrio: uma coalizão de três vias contra o AFD parece impossível porque estão faltando votos de partidos como CDU ou BSW. Current considerations make it clear that none of the common coalitions, be it a Kenya alliance or a red-red-green cooperation, could achieve a majority if the AfD is left out, as is Tagesspiegel relatado.

humor político

O ressentimento do governo do estado é perceptível e levanta questões sobre a estabilidade política. A satisfação com o primeiro -ministro Dietmar Woidke (SPD), que caiu no valor mais baixo desde 2013, parece ser um problema decisivo. Apenas 50 % dos Brandenburgers ainda estão satisfeitos com seu trabalho. Isso também é evidente nos diferentes valores de simpatia: enquanto 83 % dos apoiadores do SPD são satisfeitos, o nível de satisfação nos apoiadores da BSW corresponde apenas a 47 % e até 22 % para os apoiadores da AFD. De acordo com os resultados da pesquisa, realizada entre 19 e 23 de junho e 1.185 eleições elegíveis são 68 % dos entrevistados com a estrutura de trabalho planejada no novo orçamento do estado insatisfeito, pois a polícia é criada principalmente, enquanto o número de professores deve estagnar. Essa decisão errada política é vista criticamente pela população.

Enquanto isso, o tópico de um possível procedimento de proibição contra o AFD é discutido quente. Afinal, 58 % dos entrevistados consideram esse procedimento inadequado. No entanto, isso não significa que não haja suporte: 84 % nos verdes, os 73 % à esquerda e até 59 % dos apoiadores do SPD consideram uma proibição realista. No entanto, a maioria dos apoiadores da CDU (58 %) e os eleitores do BSW (69 %) rejeitam claramente um procedimento. Os apoiadores da AFD estão até 97 % contra esse procedimento.

Outlook e possíveis coalizões

Uma olhada em possíveis coalizões do governo mostra que a atual coalizão SPD/BSW já está à beira e não tem maioria. A necessidade de um sólido trabalho do governo está se tornando cada vez mais convincente, enquanto a situação permanece instável. A maioria das partes agora precisa avaliar como projetar suas estratégias para poder lidar com o AFD. A discussão sobre alianças adequadas permanece emocionante, especialmente em vista do fato de que mesmo as coalizões teóricas deixam claro que muitas partes não podem trabalhar juntas na constelação atual.

Mesmo que os valores da pesquisa ainda possam mudar, a tendência atual mostra que o humor no país é tenso e incerto. A eleição estadual certamente fará um curso sensacional - há algo!

Tagesspiegel dawum

Details
OrtFrankfurt (Oder), Deutschland
Quellen

Kommentare (0)