A ADAC exige a mudança para o Super E10: Altos preços e o ambiente em demanda!

A ADAC exige a mudança para o Super E10: Altos preços e o ambiente em demanda!

O presidente da ADAC, Christian Reinicke, pediu promover o uso do Super E10, a fim de contribuir para a redução nas emissões de gases de efeito estufa. O Super E10, que pode conter até dez por cento de biossprit, é adequado para carros do ano de construção de 2011. Apesar das vantagens ambientais, muitos consumidores continuam a reabastecer o Super E5 mais caro e mais exagerado, que inclui um máximo de cinco por cento de biosspt. Nos postos de gasolina, atualmente há um dever de oferecer ao E5, que Reinicke considera desatualizado. Ele sugere mudar essa obrigação para o Super E10 de criar incentivos para um reabastecimento mais ecológico.

O ADAC está recebendo cada vez mais consultas de membros que perguntam sobre as mudanças de preço. Um porta -voz da ADAC confirma que a diferença de preço entre E10 e E5 caiu desde o início do ano. As razões para isso são, entre outras coisas, planos de preços estratégicos para empresas de petróleo mineral, cuja influência é reforçada pelos novos regulamentos ambientais. A cota de biocombustível aumentou desde 1º de janeiro, que também influencia o preço do E10, que tem uma proporção maior de bioetanol que E5

Desenvolvimento de preço em postos de gasolina

Os regulamentos ambientais apertados significaram que o E10 agora custa o mesmo que o Super E5. No passado, a diferença de preço entre esses dois tipos de combustível era geralmente entre dois e quatro centavos por litro. No ano passado, o E10 era frequentemente seis centavos mais baratos que o E5. Os preços no setor de postos de gasolina são caracterizados por uma "luta dura" porque são usadas estratégias diferentes para empresas. As medições do ADAC também mostram que o consumo de reabastecimento E10 aumenta ligeiramente em média.

Reinicke nomeia a Áustria como um exemplo positivo em que não há mais uma obrigação de oferecer E5. Na Alemanha, a Associação Federal de Estados da Petróleo Livre (BFT) também implora junto com os combustíveis e a Associação Econômica Energética para a abolição dessa obrigação. A BFT argumenta que o E5 não é mais relevante e deve criar espaço para combustíveis alternativos como o HVO.

Partias de mercado de E10 e E5

As estatísticas mostram que em 2022 E5 E5, 67,5 %, fizeram a maior proporção de entregas de gasolina na Alemanha, seguidas pelo E10 com 27,4 % e Super Plus com 5,1 %. Em 2023, a participação do E10 subiu para 26,4 %, o que mostra que, apesar dos esforços para promover o uso do E10, o crescimento permanece mínimo.

Para obter informações detalhadas sobre biofloras e quotas de mercado, as partes interessadas podem visitar o site da Associação de Biofuais: bioutfstoffverband.de .

Details
OrtDeutschland
Quellen

Kommentare (0)