Os teólogos de Freiburg quebram o silêncio: os padres desafiaram!

Os teólogos de Freiburg quebram o silêncio: os padres desafiaram!

Os nove estudantes de teologia da Universidade de Freiburg se inscreveram como padres, que são interpretados como um sinal contra a discriminação contra as mulheres na Igreja Católica. Essa iniciativa, apoiada pelo movimento de reforma das mulheres, Maria 2.0, reflete o desejo de defender a igualdade e contra as barreiras existentes em uma instituição tradicionalmente dominada por homens. Os alunos querem tornar sua aspiração de carreira pública e esperam desencadear uma discussão mais ampla sobre o papel das mulheres no sacerdócio. O bispo auxiliar Christian Würtz observou as inscrições e já deu a perspectiva de conversar com os alunos. No entanto, ele reconhece que o papel das mulheres na igreja poderia se expandir, mas não vê nenhuma mudança na consagração. SWR reports that Vera Fath, one of the applicants, emphasizes that she and her fellow students complete the same studies as Sacerdote

Felicitos Höing, também no sexto semestre e parte desta iniciativa, expressa sua frustração com a rejeição contínua das mulheres no sacerdócio. Você e seus colegas ativistas se vêem como um enriquecimento para a arquidiocese. Würtz também se refere à letra "Ordinatio Sacerdotalis" do Papa João Paulo II, que exclui explicitamente a consagração de mulheres na Igreja Católica. Apesar desses regulamentos existentes, há uma pressão crescente por parte das comunidades católicas e crentes na Alemanha a defender a igualdade política e religiosa.

Apoio crescente para mulheres na igreja

As demandas por uma maior participação de mulheres nos escritórios da igreja são cada vez mais ouvidas. A Faculdade Teológica da Universidade de Freiburg está impressionada com a campanha dos estudantes. Dean Karlheinz Ruhstorfer criticou os argumentos contra a ordenação das mulheres. Um sinal considerável ocorreu durante a assembléia sinodal na Alemanha, onde 92% dos delegados e 82% dos bispos votaram em um documento que pede ao Papa Francisco que examine as idéias de reforma para a consagração de mulheres em todo o mundo. Quando o Bispo Franz-Josef Bode descreveu a aceitação desse texto básico como um "passo histórico", isso foi muito bem recebido. Cada passo em direção a mais equidade de gênero é bem -vindo, especialmente contra os antecedentes do sexismo e discriminação cotidianos dentro da igreja. )

Apesar dos desenvolvimentos positivos, Roma até agora não estava disposta a se mover na "questão das mulheres". O post -Synodals escreve, como "Querida Amazonia", do Papa Francisco, prove essa parada. Do ponto de vista teológico, também está sendo cada vez mais questionado por que as mulheres não são admitidas no sacerdócio. O dogma atual, que permanece retido o acesso ao sacerdócio, está em pés instáveis, em vista da tradição do Novo Testamento, que as mulheres conhecem nas funções de gestão. Katholisch.de O tempo e a necessidade são ótimos para re -ver as estruturas da igreja e se adaptar em vista das mudanças sociais.

Details
OrtFreiburg, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)