Revoltas camponesas do passado: de Niklashausen à partida alemã!
Revoltas camponesas do passado: de Niklashausen à partida alemã!
Niklashausen, Deutschland - A partir de meados do século XV, a Alemanha experimentou um tempo de revolta e a agitação, liderada por profetas e agricultores de pastor. Esses movimentos eram uma expressão das queixas profundamente enraizadas que prevaleciam na sociedade. Um exemplo impressionante disso é Hans Böhm, um pastor de gado de Niklashausen, que pregou em 24 de março de 1476 contra uma grande multidão. Böhm alegou que a Virgem Santa Maria lhe apareceu e pediu uma revolta social fundamental.
Sua mensagem recebeu uma grande resposta e, em breve, até 40.000 seguidores se reuniram que o viam como Messias dos Pobres e se voltaram contra as autoridades. No entanto, Böhm foi rapidamente preso pelas autoridades locais, liderado pelo príncipe -bispo de Würzburg e executado de acordo com a tortura. Esses eventos levaram Niklashausen a se tornar um local de peregrinação, mas foi suprimido pela autoridade de Rigoros. Após sua morte, no entanto, as tensões sociais e políticas permaneceram.
O movimento do sapato de pacote
Nos anos seguintes, houve outras revoltas, todas emergiu das mesmas raízes de opressão e servidão. The bundschuh-movement extended from 1493 to 1517 and was not uniform movement, but rather a collection of several uprisings that took place in different regions, as in Schlettstadt, Untergrombach and on the Oberrhein. O Bundschuh, um sinal de campo simbólico dos agricultores, tornou -se a marca de identificação desses levantes.
Em 1493, 110 conspiradores em Schlettstadt escolheram o Bundschuh como seu símbolo. Suas demandas não apenas incluíam o saque e o deslocamento dos judeus, mas também a introdução de um ano do Jubileu, a abolição das tarifas e o estabelecimento de seus próprios tribunais para os municípios. Mas essa revolta foi rapidamente abatida e as principais cabeças foram forçadas a se esconder ou fugir para o exílio.
Joß Fritz e seus levantes
Um ator central dessa época foi Joß Fritz, um ex -servo que assumiu a liderança em várias tênis entre 1502 e 1517. Sob sua liderança, uma aliança de cerca de 7.000 homens e 400 mulheres em Untergrombach e Lehen mobilizou. Os principais elementos de suas demandas incluíam a abolição da servidão e a distribuição dos bens da igreja, na qual nenhum cavalheiro além do imperador e do papa deve ser reconhecido.
Infelizmente, os levantes não foram poupados de conflitos de traição e interior, e muitos estavam brutalmente deprimidos. Apesar desses contratempos, o movimento sob a liderança de Joß Fritz continuou experimentando. Um incidente importante foi a revolta de 1514, que ficou conhecida como a revolta do "pobre Konrad". Ele foi direcionado contra a introdução de pesos e dimensões falsas em Württemberg e levou a sucessos iniciais, mas ficou deprimido por Duke Ulrich.Contexto e consequências
Esses levantes fazem parte de um desenvolvimento mais extenso que resultou nas guerras camponesas do século XVI. Esses conflitos, incluindo a guerra camponesa alemã de 1524 a 1526, são caracterizados por lutas contra exploração econômica, injustiças sociais e opressão política pelos nobres. A resistência dos agricultores e suas demandas refletem uma crescente consciência da injustiça social, que estabeleceu a base para profundas mudanças nas estruturas feudais.
No geral, os eventos da época mostram o quão crucial a mobilização dos agricultores e o apoio da população da cidade foram para o curso de tais revoltas. Embora esses movimentos frequentemente falhassem, eles contribuíram para tornar as queixas visíveis na sociedade e aumentar a conscientização sobre a necessidade de mudanças. O papel da religião, a tradição e as redes sociais provou ser central na mobilização e forças por trás desses movimentos revolucionários.
Details | |
---|---|
Ort | Niklashausen, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)