15.000 pessoas exigem United for Gaza em Berlim: os protestos vão pacificamente

15.000 pessoas exigem United for Gaza em Berlim: os protestos vão pacificamente

Em 21 de junho de 2025, cerca de 15.000 pessoas se reuniram em Berlim por ocasião de uma manifestação de protesto contra as entregas de armas a Israel e os ataques a Gaza. Este relatórios tagesschau . Originalmente, apenas 5.000 participantes foram registrados, mas a resposta foi esmagadora. Sob o lema "United for Gaza", os manifestantes passaram pela capital do edifício Reichstag e expressam sua solidariedade com o povo palestino.

A manifestação foi pacífica até o final da tarde, sem incidentes notáveis, de acordo com o relatório da polícia. No entanto, a triste realidade são os antecedentes trágicos do conflito: desde 7 de outubro de 2023, quando o Hamas ataca, o conflito solicitou mais de 57.000 mortes, a grande maioria do lado palestino. Enquanto isso, as pessoas na faixa de Gaza sofriam de condições catastróficas, muitas áreas são amplamente destruídas. Os pôsteres pediram o final das entregas de armas a Israel e a parada imediata dos ataques na faixa de Gaza.

Liberdade de expressão e cultura de protesto

Os protestos atuais levantam questões sobre a liberdade de expressão. Michael O'Flahery, comissário de direitos humanos do Conselho da Europa, disse em uma carta ao ministro federal do interior Alexander Dobrindt preocupações sobre a restrição da liberdade de expressão e alertou que as restrições poderiam colocar em risco a democracia. Estes relatórios rbb24 .

Em Berlim, ocorreu entre 7 de outubro de 2023 e 15 de junho de 2025, um total de 1.569 reuniões em conexão com o conflito do Oriente Médio; Apenas 24 foram banidos. Enquanto o Departamento de Interior do Senado enfatiza que 98,5 % das demos registradas foram realizadas, protestos pró-palestinos em particular são frequentemente comprovados com restrições, como a proibição de slogans árabes. As críticas provêm de ativistas como nazista Musharbash, que vê essas medidas como uma violação da liberdade de expressão.

incerteza legal e força policial

Outro aspecto controverso é a avaliação legal do slogan "do rio ao mar". Different judgments in Germany have produced different ratings of this slogan, such as "https://www.amnesty.de/aktuell/deutschland-proteste-palaestina-gaza-israel- Anschrakung-Freiheit-Interview-Interview-Shann-Nahed-Samour" target = "_ blank"> Amnesty . Em alguns casos, foi considerado protegido pela liberdade de expressão, enquanto o acabamento foi imposto em outros julgamentos. Essa incerteza legal ajuda as pessoas a não perceberem seus direitos por medo de medidas estatais, o "efeito arrepiante" chamado.

Além disso, houve relatos de violência policial excessiva contra a demonstração, incluindo Minor, desde o conflito fora do conflito. Os pesquisadores de protesto confirmam que a intervenção da polícia é frequentemente violenta, o que leva a uma discussão intensiva sobre as medidas da polícia de Berlim, o que, no entanto, justifica suas missões como legais e de acordo com a Lei da Liberdade de Reunião.

Em vista desses desenvolvimentos, resta ver como o debate político e social sobre liberdade de expressão e lidar com protestos pró-palestinos continuam. É óbvio que o apoio à paz e aos direitos humanos desempenha um papel central nas discussões atuais.

Details
OrtVor dem Reichstagsgebäude, Berlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)