A AfD deve desocupar os escritórios de Berlim até 2026: Tribunal toma uma decisão surpreendente!
A AfD deve desocupar a sua sede federal em Berlim-Reinickendorf até ao outono de 2026, depois de o tribunal ter declarado inválidas as rescisões sem aviso prévio.

A AfD deve desocupar os escritórios de Berlim até 2026: Tribunal toma uma decisão surpreendente!
No outono de 2026, o escritório federal da Alternativa para a Alemanha (AfD) em Berlim-Reinickendorf terá de finalmente fechar as suas portas. Uma decisão do Tribunal Regional de Berlim garantiu um prazo claro, mesmo que as circunstâncias que levaram a este resultado não sejam nada simples. A rescisão imediata por parte da empresa proprietária foi declarada ilegal, mas a AfD ainda tem de se retirar antecipadamente porque violou as exigências de um partido eleitoral que ocorreu em 23 de fevereiro após as eleições federais, como disse o Novo Osnabrücker Zeitung relatado.
O porta-voz federal adjunto da AfD, Kay Gottschalk, descreveu o veredicto como um sucesso para o partido porque a rescisão imediata não foi justificada. No entanto, a mudança deve acontecer. Os contratos de arrendamento originais, que vigoraram até ao final de 2027, preveem direitos especiais de rescisão, para que a AfD possa planear concluir a mudança até ao final de junho de 2026. O novo objetivo é encontrar um escritório federal mais próximo do Reichstag, o que poderia certamente beneficiar as ambições políticas da AfD, continuou Gottschalk.
Uma reviravolta inesperada nos acontecimentos
Na semana passada, uma negociação conciliatória entre a AfD e a empresa proprietária que anunciou a rescisão falhou. Os motivos da rescisão incluíram, entre outros, o uso não autorizado do pátio interno e a iluminação da fachada com o logotipo da AfD durante a festa eleitoral, que não estavam regulamentados no contrato de locação. Estas decisões significaram que a AfD pôde intentar uma acção judicial contra a rescisão. O tribunal deixou claro que a sociedade proprietária não fez qualquer aviso prévio, o que tornou ineficaz a rescisão sem aviso prévio.
Acontece que lidar com o contrato de arrendamento entre a AfD e a empresa proprietária não foi isento de desafios. A AfD aluga o escritório federal desde 2022 e agora é mais uma vez solicitada a provar que continuará a ter boas mãos na procura de instalações adequadas no futuro.
Cenário político e política habitacional
Mas as opiniões sobre a habitação variam amplamente entre os partidos políticos. Enquanto o CDU e o PSD outros partidos como esse estão colocando o foco na redução da burocracia e na modernização esquerda ou o Verdes regulamentos de aluguel mais rígidos. É claro que há uma corrida aqui pelas melhores soluções para o aumento dos aluguéis e a escassez de espaço vital.