O Museu da Letra de Berlim fecha: uma triste despedida!
O Museu da Letra de Berlim fecha após 20 anos. Os operadores estão procurando soluções para manter a coleção e um novo local.

O Museu da Letra de Berlim fecha: uma triste despedida!
Um capítulo importante na história do Museu da Letra em Berlim terminou ontem. Depois de vinte anos, o museu fechou suas portas em 5 de outubro, e o futuro da coleção está nas estrelas. Os operadores voluntários, liderados por Barbara Dechant, estão atualmente procurando oportunidades para o armazenamento de longo prazo das impressionantes exposições que documentam a escrita alemã e a história da cidade. Com cerca de 3.500 cartas localizadas em estoque e principalmente de Berlim e de outras partes da Alemanha, Áustria e Suíça, o museu era um verdadeiro tesouro para os amantes de fontes e fãs de história. Entre outras coisas, os visitantes foram capazes de admirar letras históricas, como "Zierfische", uma antiga letras de uma loja no gol de Frankfurt da década de 1980, que pertencia ao toque da cidade.
As instalações do museu da letra na folha S-Bahn, perto da estação de Bellevue, agora devem ser limpas e o número de visitantes também caiu acentuadamente. Desde a pandemia de Corona, o número de visitantes reduziu pela metade, e a renda decrescente, juntamente com o aumento dos custos de energia, é um grande desafio. Dechant e sua equipe carregaram o principal fardo do trabalho e agora estão procurando um novo local para a coleção antes da difícil pesquisa. "Esperamos uma mistura de espaço de armazenamento e exposição", disse Dean, abordando um ponto central, porque não há planos concretos para um novo local até agora. Os contatos iniciais para novos locais em potencial devem ser abordados mais após o fechamento, mas o futuro permanece incerto.
Desafios para a instituição cultural
Um problema que o museu da letra está atormentando é a falta de apoio institucional para as importantes peças culturais. Apesar da assinatura de muitos apoiadores, a situação financeira do museu é gravemente afetada. Na Alemanha, existem vários programas de financiamento para museus e instituições culturais, como o programa "Museu faz forte", que deseja promover oportunidades educacionais justas, mas os fundos que são particularmente adequados para o museu de letras não estão à vista. A Associação de Museus Alemã fornece 50 milhões de euros anualmente para projetos, e outros programas como Prisma e Ink também são planejados que prometem redes e apoio a museus. No entanto, o Museu da Letra ainda não usou essas opções.
Além das oportunidades gerais de financiamento, também existem programas especiais para apoiar museus em áreas como proteção climática e sustentabilidade. Isso pode ser útil para o planejamento futuro quando se trata de manter as exposições em um novo local a longo prazo e desenvolver abordagens inovadoras. Os operadores do Museu da Letra são obrigados a encontrar soluções criativas, a fim de manter visível a coleção valiosa.
O fechamento do museu da letra é uma perda para a paisagem cultural de Berlim e para todos que estavam interessados na diversidade tipográfica e na história da escrita. Espera -se que Barbara Dean e sua equipe encontrem um lugar que possa dar às cartas a apreciação e o espaço que ganham.