Dresden recebe milhões para projetos de pesquisa inovadores

Dresden recebe milhões para projetos de pesquisa inovadores

Dresden, Deutschland - die

A primeira área de pesquisa especial, SFB/TRR 408 intitulada "AGIMO: Planejamento ágil baseado em dados para mobilidade responsável", é realizada em cooperação com a Universidade Técnica de Munique. O objetivo deste projeto é desenvolver métodos inovadores para o planejamento de mobilidade que integram diferentes tipos de tráfego. Os chamados "princípios 4f"-função, forma, justiça, para sempre devem ser incluídos no planejamento. Além disso, um gêmeo digital é desenvolvido como um aplicativo de código aberto para registrar e analisar de maneira abrangente dados de mobilidade.

Pesquisa sobre doenças hepáticas gordurosas

A segunda área de pesquisa especial, SFB/Transregio 412, é dedicada à "doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica" (MASLD) e é realizada em associações de cooperação com a Charité-University Medicine Berlin, a Universidade Livre de Berlim e a Universidade Humboldt em Berlim. Este SFB visa se concentrar em novas abordagens terapêuticas para combater as doenças hepáticas gordas que são a doença hepática crônica mais comum e afeta cerca de 25% da população. O DFG fornece 13 milhões de euros inestimáveis ​​durante um período de quatro anos.

O projeto de pesquisa se concentrará, entre outras coisas, análises lipídicas, análises genômicas e imunonetabolismo. O foco está no desenvolvimento de terapias inovadoras e estratégias de prevenção, especialmente em vista dos fatores de estilo de vida, como nutrição prejudicial e falta de exercício que podem influenciar o desenvolvimento da doença. Os efeitos de sinergia também podem ser esperados, uma vez que o Charité em cooperação com o TU Dresden e o M3 Research Center da Universidade de Tübingen está pesquisando os processos celulares desta doença.

Estrutura de financiamento e cooperação internacional

Geralmente, o DFG planeja promover um total de 262 aliados a partir de outubro de 2025. Isso ilustra o compromisso do DFG por colaborações internacionais procuradas pelas idades de pesquisa colaborativa (SFB). É um objetivo importante de promover a excelência científica e construir estruturas internacionais de redes. O desenvolvimento dessa cooperação não apenas permite os cientistas internacionais, mas também promove a competitividade dos grupos de pesquisa envolvidos. O DFG suporta esses esforços por meio de fundos adicionais para viagens, colegen e cientistas convidados.

Com as novas áreas de pesquisa especiais no Tu Dresden e no Charité, um passo importante na pesquisa sobre mobilidade e saúde é anunciado, que pode ter um efeito local e internacional. O DFG mostra que deseja impulsionar ainda mais abordagens inovadoras na ciência.

Details
OrtDresden, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)