Abertura do Dahlem Center for Linguistics: Interactive Insights em 20 de junho

Abertura do Dahlem Center for Linguistics: Interactive Insights em 20 de junho

Habelschwerdter Allee 45, 14195 Berlin, Deutschland - A Universidade Livre de Berlim o convida para a abertura cerimonial do Centro de Linguística Dahlem (DCL). O evento acontecerá em 20 de junho de 2025 às 16h. Na sala de aula 1A do Rust Arbor, Habelschwerdter Allee 45. O evento estará acessível a todas as partes interessadas da ciência, da mídia e do público. O objetivo do DCL é agrupar a experiência lingüística da universidade em uma estrutura organizacional conjunta para promover pesquisas interdisciplinares no campo da linguística.

A pesquisa foco da DCL inclui linguística do sistema, multilinguismo, aquisição de idiomas, linguagem em contextos sociais e neurolinguística. Um elemento central da abertura será o apoio de jovens cientistas, incluindo uma sessão de pôsteres para estudantes de doutorado em linguística da FU.

itens do programa central da abertura

dr. Bert Remijsen, da Universidade de Edimburgo, trabalhará como cientista convidado na DCL. A estadia de pesquisa foi possível por uma Synergy Grant do ERC. Ele apresentará uma palestra sobre a língua da etnia do Sudão do Sul do Shilluk, cuja análise descritiva forma uma parte importante de seu trabalho acadêmico. O Dr. Remijsen já está pesquisando intensamente em sistemas supras-mentais nas línguas nilóticas ocidentais e está particularmente interessado na fonologia e morfologia da língua shilluk. O apoio de seus projetos é realizado, entre outras coisas, pela ênfase.

Além disso, um workshop com perspectivas linguísticas ocorre nas línguas africanas. O Dr. Mandana Seyfeddinipur reportará as lacunas de documentação nas línguas africanas, enquanto o Prof. Dr. Malte Zimmermann dará uma visão das línguas da África Ocidental Akan e Hausa. O Dr. Uli Reich apresentará sua pesquisa sobre a prosódia em Wolof.

Cerimônia de abertura e envolvido

A abertura oficial do Centro de Linguística Dahlem é realizada por representantes proeminentes da Universidade: o Prof. Dr. Günter M. Ziegler, presidente da Universidade Livre, Prof. Michael Gamper, reitor do Departamento de Filosofia e Humanidades, além do Prof. Dr. Ferdinand von Mengden, Spokesman da DCL.

O DCL está, portanto, em um contexto maior da promoção e aprofundamento do entendimento em relação às línguas e culturas africanas. Por exemplo, a Universidade de Hamburgo oferece um mestrado em estudos africanos, que visa o desenvolvimento adicional do conhecimento em idiomas e culturas africanas. Os alunos podem se especializar em vários perfis, incluindo "linguística africana aplicada" ou "análise lingüística e documentação do idioma", que sublinha a crescente relevância da linguística no cenário acadêmico.

Os desenvolvimentos no Centro de Linguística Dahlem são, portanto, não apenas um passo significativo para a Universidade Livre de Berlim, mas também uma contribuição para a pesquisa lingüística global.

Fu Berlin relata a abertura da dcl, enquanto perfis de Edinburgh Informações adicionais sobre o Dr. Remijsen e seus interesses de pesquisa. Outros aspectos do estudo em estudos africanos podem ser encontrados no site da Universidade de Hamburgo

Details
OrtHabelschwerdter Allee 45, 14195 Berlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)