Os homens dominam as ruas de Berlim: apenas 4,7% usam nomes femininos!
Os homens dominam as ruas de Berlim: apenas 4,7% usam nomes femininos!
Berlin, Deutschland - A discussão sobre nomear estradas e quadrados em Berlim está se tornando cada vez mais importante. According to an investigation of rbb24 , more than 25% of the streets are named after men, while only less than 5% female names have. Um total de cerca de 10.000 ruas e quadrados são registrados em Berlim, dos quais apenas 4,7% têm o nome de uma mulher. Essa discrepância ilustra que mais de seis vezes mais as ruas têm o nome dos homens.
A situação nos distritos de Treptow-Köpenick e Pankow é particularmente impressionante, onde a proporção de nomes das mulheres é de cerca de 2%. No distrito de Mitte, caracterizado por numerosos renams, a proporção é de 13%. Em Pankow, apenas cerca de 9% das ruas e quadrados são nomeados por pessoas, enquanto em Friedrichshain-Kreuzberg quase metade da honra experimenta essa honra.
Desigualdades na cultura da memória
Uma análise de strasslaerm berlin Postula que essas desigualdades não são apenas. Apenas 10% das ruas em Berlim honram mulheres, com apenas nove estradas com o nome de pessoas não brancas. Essa desigualdade de gênero e racista reflete uma cultura patriarcal e racista colonial de lembrança.
As organizações Straße Noise Berlin E.V. e AK Urban Space of the Alliance descoloniza Berlin E.V. criaram uma lista digital de todas as ruas e quadrados de Berlim para chamar a atenção para esse problema. Seu objetivo é uma representação maior de mulheres, pessoas de ascendência africana (PAD) e preto, indígena e pessoas de cor (BIPOC). Cientistas e especialistas estão pedindo uma cultura feminista e descolonial de lembrança para mudar de forma sustentável as corridas de estradas.
Renovação no foco
Nos últimos dez anos, pelo menos 25 ruas e praças foram renomeadas para Berlim. Oito renams foram decididos atualmente, mas ainda não foram implementados. Além disso, existem pelo menos oito renams adicionais para exame. Nessa renomeação, é recomendável votar em mais nomes das mulheres, que é considerado igualdade como uma etapa necessária. No entanto, existem desafios: a renomeação só é possível sob certas condições, por exemplo, com nomes de rua duplos ou a honra de referências racistas e coloniais.
No entanto, alguns distritos ocorrem proativamente. Em Friedrichshain-Kreuzberg, por exemplo, apenas os nomes das mulheres serão usados até que 50% das ruas recebam o nome das mulheres. Um exemplo de renomeação renomeada é o Manteffelstraße, que agora se tornou o Audre-Lordstraße. Freia-icener-Straße também foi oficialmente inaugurado em Tempelhof-Schönberg em outubro de 2024 e a proposta de criar um Betty-Katz-Straße em Steglitz-Zehlendorf também está em debate.
The Tagesspiegel reported that the proportion of streets with women's names is between 3 and 13 percent, whereby Spandau and Reinickendorf do not provide Quaisquer dados atuais possuem. A alta proporção de nomes masculinos tem raízes históricas porque novas estradas raramente são criadas.
Em resumo, pode -se observar que o caminho para uma representação igual nas ruas e praças de Berlim ainda é longa. Embora as iniciativas para promover os nomes das mulheres e uma cultura mais diversa de lembrança estejam se tornando mais importantes, a igualdade na paisagem urbana continua sendo um desafio central do presente.Details | |
---|---|
Ort | Berlin, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)