Comemoração da Noite do Pogrom: Eventos em Berlim em 9 de novembro
No dia 9 de novembro de 2025, Berlim comemorará a noite do pogrom com numerosos eventos e apelos contra o extremismo de direita.

Comemoração da Noite do Pogrom: Eventos em Berlim em 9 de novembro
Hoje, 9 de novembro de 2025, a noite do pogrom de 1938 é comemorada na Alemanha. Todos os anos, numerosos eventos comemoram as atrocidades cometidas naquela época. Como berlim-contra-nazis.de relatado, extensos eventos comemorativos também acontecerão em Berlim este ano. Uma marcha memorial já foi realizada nos últimos dias, na qual estudantes do Walther-Rathenau-Gymnasium, da Academia de Polícia do Estado e do Gottfried-Keller-Gymnasium marcharam até a plataforma 17 para lembrar os mortos. Apoiado por um público empenhado, o comício final teve lugar na estação ferroviária de Grunewald.
O evento central desta noite começa às 19h. no centro comunitário da Comunidade Judaica de Berlim, onde serão lidos os nomes de 55.696 judeus berlinenses assassinados. Eventos e atividades comemorativas adicionais serão oferecidos em Berlim ao longo do dia para relembrar a história sombria e homenagear as vítimas.
Diversas atividades comemorativas em Berlim
Numerosos eventos estão planejados nos vários bairros de Berlim. Uma visita pública ao Museu Judaico em Friedrichshain-Kreuzberg começa às 11h, enquanto uma caminhada pelas pedras de tropeço e um evento memorial com música e discursos acontecerão na Karl-Marx-Allee à tarde. Em Pankow, um evento memorial será realizado no Cemitério Judaico de Weissensee às 10h.
Os acontecimentos chocantes da noite do pogrom são uma parte importante da história alemã e servem como um lembrete do aqui e agora. Eventos aconteceram em vários pontos da cidade no dia 8 de novembro para dar espaço ao tema. Em Potsdam, por exemplo, foi organizada uma leitura de 24 horas dos nomes das vítimas da Shoah. Por segurança, as consultas móveis contra o extremismo de direita recomendam que esteja sempre vigilante, uma vez que não podem ser excluídas perturbações nos acontecimentos.
Herdeiro do cineasta Lee Tamahori
Enquanto as comemorações acontecem em Berlim, o mundo do cinema perdeu um de seus diretores mais notáveis: Lee Tamahori morreu aos 75 anos. hollywoodreporter. com relata, Tamahori morreu cercado por sua família após uma longa batalha contra a doença de Parkinson. Seu legado será lembrado por meio de obras como “Once Were Warriors”, que foi celebrada no Festival de Cinema de Cannes em 1994 e foi considerada um choque para muitos telespectadores.
Tamahori começou sua carreira como artista comercial e fotógrafo antes de se dedicar à produção cinematográfica. Sua influência em Hollywood foi óbvia, com filmes conhecidos como “Die Another Day” e “Next”. Ao longo de seu trabalho, ele sempre se concentrou em suas raízes Maori, mais recentemente em The Convert, de 2023. Sua família disse que o compromisso de Tamahori com o talento Maori na indústria cinematográfica continua a ressoar até hoje.
Os eventos memoriais em Berlim e a perda de um talento criativo como Lee Tamahori deixam claro: a lembrança e o tratamento respeitoso do passado são de importância essencial. É nossa responsabilidade manter o diálogo sobre estas questões e não esquecer as lições da nossa história.