Grande incêndio em Schöneberg: prédio evacuado!
Um prédio de apartamentos pegou fogo em Schöneberg, Berlim. 167 bombeiros combateram o incêndio enquanto os moradores eram evacuados.

Grande incêndio em Schöneberg: prédio evacuado!
Na tarde de quarta-feira, ocorreu um incêndio num prédio de apartamentos em Schöneberg, Berlim, que representou um enorme desafio para os bombeiros. Um grande contingente de cerca de 167 serviços de emergência se destacou para combater o incêndio na estrutura da cobertura do prédio, que ocupava uma área de 400 metros quadrados. Durante os trabalhos de extinção, vários moradores tiveram que ser evacuados, alguns dos quais tiveram que subir para um local seguro usando andaimes. Um morador foi levado ao hospital com suspeita de inalação de fumaça. Espelho Diário informou que a brigada de incêndio já extinguiu o incêndio em grande parte por volta das 18h45, mas os trabalhos de controle e extinção ainda estavam em andamento.
O trabalho de extinção foi particularmente difícil porque as temperaturas exteriores eram de quase 40 graus. Isso tornou a operação ainda mais perigosa para os bombeiros que combateram as chamas com aparelhos respiratórios. Outras medidas incluíram o uso de três escadas giratórias e 16 carros de bombeiros, todos usados para controlar o desastre iminente.
Evacuação e danos
O incêndio causou danos significativos à água como resultado dos esforços de extinção, e as autoridades classificaram partes do sótão e pisos inferiores como em risco de desabamento. A escada só podia ser utilizada de forma limitada, o que tornou a situação ainda mais difícil para os moradores afetados. A repartição distrital foi obrigada a classificar o edifício como inabitável, pelo que os residentes tiveram de ser realocados. Para apoiar estas pessoas, a Cruz Vermelha Alemã criou um centro de cuidados para as pessoas afetadas.
Vários relatos de incidentes semelhantes mostram que o risco de incêndio em edifícios de apartamentos não deve ser subestimado. Em 25 de junho de 2025, ocorreu recentemente um incêndio em um prédio de apartamentos em Sendling, Munique, que também afetou uma área de telhado. Trinta e um residentes foram evacuados e uma pessoa foi tratada por suspeita de envenenamento por fumaça. Como Luz azul MYK informou que o incêndio em Sendling foi extinto após cerca de 30 minutos e não houve mais ameaças de brasas nas áreas adjacentes.
Estatísticas e proteção contra incêndio
É difícil encontrar estatísticas abrangentes e uniformes sobre incêndios na Alemanha. De acordo com informações de FeuerTrutz, dados precisos podem ajudar a melhorar a segurança contra incêndios, destacando as causas dos incêndios, dos feridos e das mortes. A atualização e adição regulares dessas estatísticas são essenciais para avaliar melhor os riscos potenciais.
Os incidentes em Berlim e Munique mostram claramente a importância de uma boa preparação e de uma reacção rápida em caso de incêndio. Principalmente na estação quente, quando aumenta o perigo devido às altas temperaturas, tanto os moradores quanto os serviços de emergência devem estar bem preparados para tais situações.