Onda de calor em Berlim: temperaturas superiores a 30 graus e perigo de incêndios florestais!
Onda de calor em Berlim a partir de 13 de agosto de 2025: temperaturas acima de 30 graus, aumenta o risco de incêndios florestais. Preste atenção aos avisos meteorológicos!

Onda de calor em Berlim: temperaturas superiores a 30 graus e perigo de incêndios florestais!
O verão nos trará uma onda de calor suada nos próximos dias. De acordo com o Serviço Meteorológico Alemão (DWD), as temperaturas em Berlim e Brandemburgo subirão entre 31 e 34 graus na quarta-feira. O aviso oficial de calor se aplica de manhã à noite, para que todos que estão lá fora possam estar preparados para uma diversão bastante quente. Um resfriamento para 19 a 13 graus foi anunciado na noite de quinta-feira, mas será apenas uma pequena recuperação.
Na quinta-feira as temperaturas máximas atingirão os sensacionais 33 a 36 graus. O tempo permanece quase sem nuvens e só estará um pouco mais frio na noite de sexta-feira, com mínimas de 21 a 16 graus. Na própria sexta-feira, o mercúrio pode até subir para 37 graus. Mas não é só o calor que nos incomoda; O aumento das temperaturas e a seca aumentam o risco de incêndios florestais e quase todo o Brandemburgo é afetado. O monitor de incêndios florestais do Ministério do Meio Ambiente alerta para um alto nível de perigo.
Perigo de incêndios florestais na região
Além da onda de calor, Baden-Württemberg também tem chamado a atenção. Aqui são esperadas altas temperaturas semelhantes de mais de 30 graus, e o DWD também alerta urgentemente para um risco crescente de incêndios florestais. Na quarta e quinta-feira o perigo de incêndio florestal subirá mesmo para o nível 4, o segundo nível mais elevado. Locais com sombra como os de Breitenauer See estão agora em demanda, enquanto muitas churrasqueiras e lareiras em Mannheim já foram fechadas devido ao alto risco de incêndio. De acordo com a Lei Florestal, a proibição de fumar nas florestas de março a outubro aplica-se sem restrições.
Em muitas partes da Alemanha, especialmente em altitudes mais elevadas, não se pode descartar tempestades. O índice de incêndios em pastagens atinge o segundo nível mais alto em muitas regiões. Há, portanto, não só um apelo aos cidadãos para que tenham cuidado, mas também sinais de que o calor é particularmente stressante para os idosos e para aqueles que necessitam de cuidados.
Um olhar além das fronteiras
Enquanto lutamos contra o calor aqui, o Sul da Europa vive uma situação ainda mais dramática. Em países como Espanha e Portugal foram medidos novos recordes de calor de até 46,6 graus. Mais de 50 mil pessoas foram evacuadas devido a incêndios florestais e florestais na Turquia, onde os bombeiros lutam desesperadamente contra as chamas. Em França, 84 dos 95 departamentos estão sob alerta de calor e muitas instalações, incluindo cerca de 200 escolas, tiveram de encerrar. As condições meteorológicas extremas estão a causar situações alarmantes em toda a Europa que não podem ser ignoradas.
Portanto, não devemos apenas aproveitar os próximos dias como uma oportunidade para aproveitar ao máximo o sol, mas acima de tudo devemos também ter cautela. Uma boa mão para a sua saúde e a natureza está agora na ordem do dia. Fique protegido e preste atenção aos avisos meteorológicos atuais!
Para obter as informações e avisos mais recentes sobre as condições meteorológicas, visite o site rbb24, Concordar e notícias diárias.