Revolução em Alexanderplatz: Thunberg exige ajuda para Gaza!

Revolução em Alexanderplatz: Thunberg exige ajuda para Gaza!

Em 9 de junho de 2025, houve uma demonstração notável em Alexanderplatz em Berlim, na qual várias centenas de pessoas protestaram contra a parada do navio ativista "Madleen" com bens de socorro para a Strip Gaza. Sob o lema "Pare o ataque ao 'Madleen'", os participantes pediram o transporte do navio que havia sido interrompido pelo exército israelense pouco antes de seu objetivo alcançar. Segundo a polícia, "as pessoas no intervalo do meio do meio" participaram do evento. A manifestação foi pacífica, não houve eventos notáveis, relatou um porta -voz da polícia.

Os ativistas, incluindo Greta Thunberg, começaram sua jornada da Sicília no dia 1º de junho para chamar a atenção para a emergência humanitária na faixa de Gaza. O Ministério das Relações Exteriores israelense afirmou que a “madleen” havia sido interrompida para navios não autorizados com base no bloqueio marítimo que estava em vigor desde 2007. A tripulação foi rebocada para a costa israelense, onde a água e os sanduíches foram fornecidos. Israel anunciou que os passageiros deveriam retornar aos seus países de origem.

protestos em Israel

Paralelamente aos protestos em Berlim, milhares de pessoas em Israel demonstram um cessar -fogo na guerra em andamento de Gaza. Em Tel Aviv, em particular, as pessoas saíram às ruas para exigir a liberação dos reféns. O slogan "As pessoas escolhem os reféns!" Cantou, enquanto o fórum dos membros do refém pede um contrato abrangente para a liberação do deportado. Isso é feito em um contexto em que a guerra foi desencadeada por um ataque terrorista em 7 de outubro de 2023, no qual cerca de 1.200 pessoas foram mortas.

Os relatos chocantes da situação humanitária na faixa de Gaza mostram que mais de 54.700 pessoas foram mortas e a situação é catastrófica. Um novo mecanismo de distribuição para a ajuda humanitária na faixa de Gaza foi criado pela Fundação Humana de Gaza (GHF) depois que seus centros de distribuição anteriores foram fechados por causa das "grandes faixas" e ameaças do Hamas.

Reações e Outlook

A campanha de Greta Thunberg e seus colegas foram vistos por alguns como uma provocação da mídia, uma vez que a carga do navio foi classificada como um pouco. No entanto, a Freedom Flotilha Coalition anunciou que, apesar da parada, eles não desistirão e partirão novamente para combater o bloqueio. O conflito para a ajuda humanitária para Gaza e o conflito da Palestina de Israel continua sendo um tópico muito discutido no discurso público.

Os conflitos militares e a intensificação associada dos protestos em Israel e no exterior ilustram a urgência para melhorar a situação humanitária e encontrar soluções para os conflitos em andamento. O desenvolvimento dinâmico nessa situação ainda precisa ser visto, pois as vozes internacionais e locais continuam pressionando pelo relaxamento.

Details
OrtAlexanderplatz, 10178 Berlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)