Sturmchaos em Berlim: S-Bahn e tráfego regional severamente restrito

Nach schweren Unwettern am 27. Juni 2025 kommt es in Berlin zu massiven S-Bahn-Ausfällen und Transporteinschränkungen.
Após severas tempestades em 27 de junho de 2025, falhas maciças de S-Bahn e restrições de transporte ocorrem em Berlim. (Symbolbild/NAG)

Sturmchaos em Berlim: S-Bahn e tráfego regional severamente restrito

Berlin, Deutschland - O Sturm, que atingiu Berlim nos últimos dias, deixa condições caóticas na rede de transporte público da capital. De fato, em 27 de junho de 2025, a operação S-Bahn teve que ser contratada pela segunda vez em uma semana devido a tempestades. Isso tem efeitos de longo alcance na mobilidade de passageiros e viajantes, como [RBB24 relata que…] (https://www.rbb24.de/panorama/biebtrag/2025/06/berlin-sturm-sbahn-unwetter-schraen-ausfaelle.htmla.

Os ventos violentos e as árvores caídas causaram restrições drásticas, especialmente no norte de Berlim. Várias rotas S-Bahn estão fechadas, incluindo linhas S1, S2, S3, S8, S9, S25 e S75. O S26 e o ​​S85 não dirigem hoje, e o tráfego de substituição com ônibus entre Schönholz e Hohen Neuendorf, bem como entre Hennigsdorf e Tegel, foi criado para aliviar os efeitos sobre os viajantes.

Condições de tráfego difíceis

O dano que a tempestade causou é enorme. Na quinta-feira, o tráfego de trem em toda a rede S-Bahn foi temporariamente parado completamente. Numerosas árvores caídas nos trilhos continuam a garantir condições insustentáveis. O S1 termina em Schönholz, o S25 em Tegel e o S3 para em Charlottenburg até a tarde. No entanto, também há coisas positivas a serem relatadas: o S9 agora corre novamente para Spandau.

Não apenas na área S-Bahn, há problemas. O tráfego regional também espera falhas e atrasos. As linhas RB21 e RB55, em particular, falham hoje, e o RB20 é afetado entre Golm e Hennigsdorf. Além disso, existem restrições significativas no transporte de longa distância, incluindo uma rota entre Berlim e Hamburgo, que é apenas uma rota aceitável limitada, que resulta em atrasos de cerca de 15 minutos. Outras conexões com Hamburgo, como a CE para Praga, também são afetadas, enquanto a rota entre Berlim e Hanover não pode ser usada devido aos reparos necessários da linha aérea.

sequências de tempestades e serviços de emergência

A força da tempestade foi excepcional, mesmo para Berlim e a área circundante. As maiores velocidades do vento de até 108 km/h foram medidas na Universidade Livre de Berlim. Tragicamente, ocorreu uma morte em Spandau quando uma mulher foi morta por uma árvore em queda, e várias pessoas foram feridas por queda de galhos. A brigada de bombeiros estava em uso constante, um total de mais de 500 vezes teve que trabalhar para serviços de emergência em Berlim e Brandenburg para libertar as ruas de galhos e árvores, conforme relatado que o TAG24 relata que… (Https://www.tag24.de/berlin/lokales/nach-teedlichem-sturm-sturm-s-s--bra--lage-normalized-sich-s-bahn-kaempf-mit-ausfaellen-3397388).

Resta ver a rapidez com que a situação se normalizará. A Deutsche Bahn anunciou que em breve retornará à operação normal, mas atrasos e distúrbios adicionais no S-Bahn e no transporte regional não podem ser descartados. Os viajantes devem, portanto, descobrir mais sobre as informações atuais do cronograma e se preparar para atrasos imprevistos. Para os passageiros, continuará sendo difícil, como foi anunciado no site S-Bahn, onde todas as medidas de construção e a situação atual podem ser visualizadas sob sbahn.berlin.

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen