Produtos biorregionais: como planejar cantinas para o futuro!
Produtos biorregionais: como planejar cantinas para o futuro!
Universität Hohenheim, Stuttgart, Deutschland - Um estudo atual da Universidade de Hohenheim e Econsult mostra o caminho para mais produtos biorregionais em catering comunitário na Alemanha. O objetivo da pesquisa é aumentar a proporção desses produtos em instalações como cantinas e cantina em Baden-Württemberg para 30-40 % até 2030. Na Alemanha, cerca de 15 a 18 milhões de pessoas percebem as ofertas em tais instalações todos os dias, que sublinha a importância de uma dieta sustentável.
O estudo analisou um total de 25 artigos científicos e 17 relatórios de projetos e realizou pesquisas com 15 especialistas, a fim de identificar os fatores de sucesso e inibição para o uso de produtos biorregionais. Os resultados resultam em dez recomendações concretas para ação que podem ser implementadas.
Recomendações para a prática
As recomendações mais importantes para a ação são criar metas políticas claras que formulam e fornecem objetivos vinculativos. Isso é particularmente relevante para os procedimentos de compras nos quais a sustentabilidade já deve estar firmemente ancorada. Além disso, o estudo recomenda promover cozinhas frescas e empresas municipais para facilitar o planejamento sustentável do menu.
Outro aspecto é a otimização de estruturas de logística e agrupamento que são cruciais para a aquisição de produtos orgânicos regionais. O desenvolvimento de ferramentas digitais visa melhor vincular a oferta e exigir bens biorregionais. O apoio de pequenas e médias empresas (PME) no processamento preliminar também é um ponto central que contribui para aumentar a participação orgânica.
Promover educação e aceitação
Treinamento avançado e treinamento sobre o tema de catering da comunidade sustentável deve fortalecer as habilidades dos funcionários nas cozinhas. A atratividade das profissões da cozinha também deve ser aumentada, melhorando as condições de treinamento e trabalho em cozinhas grandes. Também é recomendável moldar e comunicar ativamente os ambientes nutricionais para promover a aceitação das ofertas.
Essas recomendações se enquadram em um contexto maior que mais e mais cidades e estados federais na Alemanha estão explorando. Iniciativas em cidades como Berlim, Hesse e Baixa Saxônia visam aumentar o conteúdo orgânico nas cozinhas públicas. Na creche e nas escolas em particular, um progresso considerável pode ser feito através de decisões da comunidade, com diretrizes e seminários oferecem apoio para dominar os desafios nas compras. Por exemplo, as equipes de cozinha são treinadas em Berlim pelo projeto "Kantin Zukunft" para se adaptar ao menu orientado de forma sustentável, como pode ser lido em bzandel/transformation/kommunale-ernaehrsties">
Na restauração da comunidade, a demanda por produtos orgânicos é ininterrupta. Em 2018, mais de 11,8 bilhões de refeições foram consumidas fora da casa na Alemanha, que gerou vendas de 80,6 bilhões de euros. A crescente demanda por sustentabilidade nas refeições também pode ser vista no fato de que, em 2018, a maioria das autoridades alemãs ofereceu cerca de 58.000 refeições todos os dias. Apesar desses números, o componente orgânico estimado no catering compartilhado em todo o país é quantificado apenas em quase 1 %, pois boelw.de O desafio resta tornar a mudança para produtos mais orgânicos mais logísticos e sistemáticos, a fim de promover a saúde da população, mas também para reduzir os custos causados por doenças nutricionais. O governo federal pretende usar 20 % da área agrícola para o cultivo ecológico até 2030, e várias cidades já estabelecem metas ambiciosas para aumentar significativamente a parcela orgânica das escolas e em catering compartilhado. Details Ort Universität Hohenheim, Stuttgart, Deutschland Quellen
Kommentare (0)