Fischerjakobi 2025: desfile e fogos de artifício em Plaue am Bornufer!
Experimente o tradicional Festival Fischerjakobi em Plaue, Brandenburg an der Havel, de 25 a 27 de julho de 2025. Entrada gratuita!

Fischerjakobi 2025: desfile e fogos de artifício em Plaue am Bornufer!
Na pitoresca cidade de Plaue, que pertence a Brandenburg an der Havel, o popular festival Fischerjakobi está chegando. De 25 a 27 de julho de 2025 terá lugar a 26ª edição deste tradicional evento, dedicado aos pescadores e ao seu padroeiro, Tiago, o Velho. A Associação Fischerjakobi, que organiza o festival, oferece uma programação colorida às margens do Havel, onde os hóspedes podem esperar um fim de semana inesquecível. A entrada é gratuita, tornando o festival um destino ideal para toda a família. Então relatado maz-online.de.
Mas o que exatamente os visitantes podem esperar? Na sexta-feira, 25 de julho, o festival começa às 16h. com animação musical do DJ Roger. Às 18h00 a abertura cerimonial será realizada pelo Pastor Christian Bochwitz, acompanhada por um desfile do RC Plaue e pela impressionante saudação do Plauer Schützenguilde 1875. Após a primeira cerimônia, o guitarrista de rock e blues Bodo Lüddemann entretém os convidados, seguido de uma emocionante apresentação dos DJs “The Partycrasher’s”. O ponto culminante do primeiro dia do festival é uma espetacular queima de fogos de artifício às 22h, acompanhada por uma performance cênica intitulada “As crianças trazem a luz para Plaue”.
O emocionante programa de apoio
Sábado, 26 de julho, traz potencial de destaque adicional, começando às 10h com o grande desfile da Puschkinstrasse até o recinto do festival, acompanhado musicalmente pela Märkische Schalmeienkapelle Brandenburg 1958. Às 14h, os visitantes podem esperar uma apresentação do ventríloquo Marko Krause e às 15h. eles vão para a regata de remo com mais moderação. Um destaque será certamente a apresentação de dança do grupo de dança e ginástica de Ali, às 17h00, seguida da banda ao vivo “Tick2Loud” às 20h00, que irá animar o público à celebração. A exposição especial de pesca na loja da quinta do castelo está aberta neste dia a partir das 12h00. às 18h, mais um deleite para todos os amantes de peixe.
Como fica no domingo? A partir das 10h00 terá lugar um serviço comemorativo, seguido de acompanhamento musical do DJ Detlef Lober. Às 11h30, os sons marítimos estão na programação quando a dupla “Die Havelkipper” executa cantinhos. Outro destaque é a grande procissão dos pescadores Plauer às 14h, que é abençoada pelo Pastor Christian Bochwitz. Às 17h00 a banda festiva “Empire” encerrará o festival com animação.
Tradicional e cheio de atividades
A tradição é aqui muito importante: além dos vários actos musicais e espectáculos, os visitantes podem saborear peixe fresco fumado segundo receitas antigas - uma verdadeira delícia! O Fischerjakobi também é enriquecido por inúmeras atividades tradicionais como a saudação, a regata de remo e o desfile dos pescadores. Não há espaço para o tédio. Além disso, as precauções de segurança serão aumentadas este ano para garantir um evento seguro. Mais forças de segurança e postes de amarração serão fornecidos para bloquear o acesso ao local do festival.
Também merecem destaque as inúmeras opções de entretenimento para os hóspedes mais novos. Uma área infantil com pintura facial e a participação do palhaço Pipi Wunderlich deixaram os pequenos visitantes brilhando. Se quiser experimentar alguma coisa, também pode optar por passeios no Havel, embora estes estejam sujeitos a uma taxa. No entanto, o clima pode causar alguma imprevisibilidade e ajustes podem ser necessários em caso de mau tempo, especialmente durante exibições de fogos de artifício.
Podemos esperar um fim de semana variado e divertido em Plaue - um festival que não só homenageia as tradições da região, mas também traz nova energia e alegria à comunidade. Festivais como o Fischerjakobi conseguem construir pontes entre a tradição e a modernidade e abrir um espaço de união. Festivais folclóricos na Alemanha salienta que estes eventos contribuem para reforçar a coesão social e promover as identidades regionais.