Brandenburg está planejando uma caça aos lobos: 330 lobos serão mortos!
Brandenburg está planejando uma caça ao lobo a partir do outono de 2025, a fim de regular a população de 1.000 lobos e minimizar os conflitos com os proprietários dos animais.

Brandenburg está planejando uma caça aos lobos: 330 lobos serão mortos!
O que está acontecendo em Brandemburgo? Um tópico que atualmente está aquecendo as mentes é a próxima mudança nas leis de caça relativas aos lobos. A partir do outono, o estado de Brandemburgo está a planear uma caça direcionada aos lobos, colocando o debate sobre a relação entre humanos e lobos de volta à agenda. Alto Foto O secretário de Estado do Meio Ambiente, Gregor Beyer, anunciou que estabeleceria uma cota de caça para a população de lobos. Associações de caça e conservação da natureza, bem como criadores de ovinos afetados e especialistas se reunirão como parte de um plenário sobre lobos que está programado para 11 de setembro em Potsdam.
A população de lobos em Brandemburgo é estimada em pelo menos 1.000 animais. Em 2022, o órgão estadual responsável contabilizou 58 matilhas, 8 pares e 2 lobos solitários, resultando em uma população de 600 a 700 lobos. As medidas planeadas incluem declarar os lobos como animais de caça e alterar as leis relevantes. Um novo método de caça poderia até permitir que lobos fossem caçados enquanto comem carcaças de animais selvagens. Embora este método ainda esteja proibido, o veterinário estadual já aprovou sua inclusão nos regulamentos sobre lobos. Isto tornaria Brandemburgo o primeiro estado federal a permitir esta estratégia controversa.
Conflito entre agricultura e conservação dos lobos
Os conflitos em curso entre lobos e criadores de gado são outro tema quente. Em 2023, foram documentados 358 ataques de lobos em Brandemburgo, nos quais morreram quase 1.500 animais pastando. Embora apenas dois lobos tenham sido baleados legalmente, houve três assassinatos ilegais. Os proprietários de animais exigem que os políticos matem os chamados “lobos problemáticos” mais rapidamente. Neste contexto, é também feita referência à decisão judicial do Tribunal de Justiça Europeu (TJCE), que permite exceções à proibição da caça ao lobo sob certas condições. Os lobos são protegidos em Brandemburgo, mas a caça ainda pode ocorrer em casos excepcionais aprovados. Contudo, antes de disparar, os proprietários dos animais devem tomar todas as medidas de protecção necessárias, tais como RBB24 relatado.
Além disso, a população de lobos em Brandemburgo está estagnada há anos. Ao contrário do que acontecia no passado, quando as populações ainda aumentavam, em 2023 apenas foram contabilizados 52 maços e 190 cachorros em 62 territórios. Os cidadãos e os proprietários de animais exigem uma gestão eficaz dos lobos que lhes ofereça uma melhor protecção contra ataques a animais de criação. Aqui é necessária unidade a nível político, especialmente tendo em vista as próximas eleições estaduais.
Desenvolvimentos europeus e gestão de lobos
Mas a protecção dos lobos não é discutida apenas em Brandemburgo. Existem também esforços a nível europeu para diminuir o estatuto de protecção do lobo. Uma proposta da UE para a Convenção de Berna propõe passar os lobos de “estritamente protegidos” para “protegidos”. Os estados signatários têm até 7 de março de 2025 para apresentar objeções. Se isso não acontecer, tal redução poderá também afectar a legislação nacional, como a Fundação Alemã para a Vida Selvagem avisa.
A fim de promover a coexistência sustentável entre humanos e lobos, a gestão direcionada dos lobos com zoneamento em diferentes habitats poderia ajudar. Estas poderiam incluir diferentes zonas, como zonas centrais, zonas livres e zonas periféricas, que proporcionam diferentes abordagens ao estatuto de protecção dos lobos. Resta saber como a situação irá evoluir e se Brandemburgo se tornará realmente o primeiro estado federal a introduzir tal modelo de caça.