As fontes de Brandemburgo estarão de volta em breve: a época das geadas está se aproximando!
Brandenburg an der Havel está fechando fontes devido às condições climáticas. Trabalhos de manutenção e reinicialização planejados para a primavera de 2026.

As fontes de Brandemburgo estarão de volta em breve: a época das geadas está se aproximando!
A cidade de Brandenburg an der Havel decidiu desligar gradualmente as suas fontes para protegê-las das próximas condições climáticas geladas. Este relatório stadt-brandenburg.de. A representante do poço Vera Czichy, que trabalha no Gabinete de Gestão de Resíduos, Proteção do Solo e Espaços Verdes desde maio de 2025, fez um trabalho incrível este ano para manter os poços em boas condições. O prefeito Steffen Scheller destaca o excelente trabalho de Czichy e está satisfeito com o progresso.
O ano de 2025 foi particularmente significativo, pois foram realizados muitos trabalhos de manutenção e reparação. Um exemplo disso é a Fonte do Mercado da Cidade Velha, que voltou a funcionar no dia 9 de julho após a instalação de um novo sensor de nível e GFCI. A fonte Bollmann na rua principal também funcionou sem problemas graças a uma reforma completa, apenas se notou uma descoloração verde da água. Muito trabalho também foi feito em Paul-Kaiser-Reka-Platz: as juntas foram renovadas aqui e uma nova bomba foi instalada para que a fonte possa borbulhar novamente na primavera de 2026.
Preparação para a próxima temporada
Mas estas não são as únicas conquistas deste ano. Os equipamentos aquáticos do parque infantil Marienberg e da Linienstraße foram reparados para que os pequenos visitantes possam voltar a brincar alegremente. Além disso, foram realizados trabalhos regulares de manutenção, limpeza e inspeções visuais em vários locais de poços - felizmente sem maiores problemas. Em Marienberg, foram ainda instalados novos sistemas de filtragem e dosagem e foram revistos componentes eléctricos e sistemas de tubagens, embora ainda esteja pendente uma nova linha.
Para tornar a manutenção dos poços ainda mais eficiente no futuro, a empresa de manutenção deverá aumentar o seu quadro de funcionários. Isso poderia proporcionar mais continuidade e respostas mais rápidas para manutenção e reparos. As fontes da cidade devem voltar a borbulhar a tempo da Páscoa, no primeiro fim de semana de abril de 2026.
A importância da manutenção
A importância da manutenção regular dos poços não deve ser subestimada. Como brunnen-dienst.de Conforme destacado, os poços são máquinas que necessitam de inspeção constante. Os operadores devem perguntar-se se podem passar sem água de poço ou se podem talvez usar uma ligação de água municipal como reserva. Questões de manutenção, como a acessibilidade do poço ou a disponibilidade de arquivo de poço, são essenciais para evitar impactos na infraestrutura.
As medidas de manutenção incluem a verificação de todo o sistema, dos níveis de água e dos componentes elétricos. A manutenção preventiva não só é mais económica, como também pode ser implementada de forma eficiente por especialistas qualificados. A monitorização regular dos poços é crucial para detectar perdas de desempenho numa fase inicial e para iniciar medidas apropriadas.
A geologia e a química da água também podem desempenhar um papel nesse sentido hgtndh.de enfatizou. Uma gestão de manutenção fiável e a atenção às necessidades individuais são a chave para garantir que as fontes não só possam voltar a funcionar na primavera, mas também permanecer em perfeitas condições a longo prazo. A antecipação das próximas semanas e o renascimento das fontes é definitivamente palpável - não só a água borbulha aqui, mas também a antecipação de uma nascente iminente!