Cottbus apresenta modelos de cidades 3D e ideias inteligentes no NdkK!
No dia 11 de outubro de 2025, a Cottbus apresentará soluções inovadoras para cidades inteligentes no NdkK. Descubra o modelo 3D da cidade e o portal do cidadão!

Cottbus apresenta modelos de cidades 3D e ideias inteligentes no NdkK!
No dia 11 de outubro de 2025, a cidade de Cottbus/Chóśebuz apresentará os seus mais recentes progressos em direção à Cidade Inteligente como parte da Noite das Mentes Criativas (NdkK). O evento acontecerá a partir das 18h. à meia-noite em 20 locais diferentes e promete uma programação variada para todos os visitantes.
O foco está na introdução do Portais de dados abertos (ODP) bem como um modelo 3D da cidade, ambos lançados na Câmara Municipal de Neumarkt 5. Os interessados podem mergulhar de forma interativa nos modelos 3D BIM e conhecer as primeiras aplicações especializadas, que, além do modelo 3D da cidade, também incluem um atlas de canteiro de obras. Aí vem o conceito de Modelagem de Informações de Construção (BIM) que permite o planejamento e gerenciamento holístico de projetos de construção.
Experiências interativas e participação cidadã
Quem tiver curiosidade pelas possibilidades da digitalização encontrará o que procura na “Câmara Municipal aberta” – inúmeras ofertas aqui aguardam as famílias. Estes vão desde um cinema e oficinas criativas sob o lema “Pinte a sua cidade inteligente de Cottbus” até um coro ao vivo e uma tela verde.
Outro destaque da noite será a colaboração com a Cottbusverkehr, que apresentará soluções para viagens de eléctrico mais rápidas, bem como informações em tempo real para os passageiros. Desta forma, a mobilidade da cidade não só se torna mais eficaz, mas também mais fácil de utilizar, ao mesmo tempo que a participação dos cidadãos nos processos de planeamento é significativamente promovida através do fornecimento de dados municipais.
O ODP atuará como um hub central de dados. Como o Associação Fraunhofer sublinha que o fornecimento de dados abertos desempenha um papel importante na transformação para cidades inteligentes, pois permite que investigadores e empresas desenvolvam produtos e serviços inovadores.
Consciência ambiental e gestão de recursos
A monitorização energética é realizada em mais de 70 edifícios municipais, registando e controlando os consumos de eletricidade, água e calor, bem como a qualidade do ar. Isto permite a utilização eficiente dos recursos e é um passo em direção a um desenvolvimento urbano mais sustentável. A combinação de tecnologias digitais e gestão inteligente de recursos pode não só melhorar a qualidade de vida na cidade, mas também reduzir as emissões.
A cidade de Cottbus/Chóśebuz está, portanto, no bom caminho para se tornar pioneira no campo das cidades inteligentes, implementando soluções digitais para os desafios diários. A abordagem inovadora e a participação dos cidadãos são um sinal claro de que tanto as necessidades dos residentes como as conquistas tecnológicas pioneiras são aqui reunidas de forma ideal.
A programação completa da Noite das Mentes Criativas pode ser encontrada em ndkk.de. Mal podemos esperar para ver quais ideias e soluções criativas estarão em exibição e esperamos uma noite inspiradora!