Gripe aviária: Estábulos obrigatórios no distrito de Dahme-Spreewald a partir de 29 de outubro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No distrito de Dahme-Spreewald, as aves deverão ser mantidas em estábulos a partir de 29 de outubro de 2025 para combater a gripe aviária.

Im Landkreis Dahme-Spreewald gilt ab 29. Oktober 2025 eine Stallpflicht für Geflügel zur Bekämpfung der Geflügelpest.
No distrito de Dahme-Spreewald, as aves deverão ser mantidas em estábulos a partir de 29 de outubro de 2025 para combater a gripe aviária.

Gripe aviária: Estábulos obrigatórios no distrito de Dahme-Spreewald a partir de 29 de outubro!

Na região de Dahme-Spreewald, a situação dos avicultores tornar-se-á grave a partir de 29 de outubro de 2025. Um novo decreto geral sobre doenças animais, que foi emitido devido a uma situação epidemiológica preocupante, obriga todos os proprietários a manter os seus animais em estábulos ou em áreas protegidas. Esta medida vale inicialmente por 30 dias e depois será reavaliada. Como Corrente da Baixa Lusácia relatado, numerosas aves selvagens mortas já foram encontradas na área, e há confirmações de surtos de vírus H5N1 altamente patogênicos em Brandemburgo.

A autoridade veterinária considerou estas medidas necessárias porque a actual migração de aves aumenta o risco de infecção para espécies de aves domésticas. Todas as granjas avícolas são obrigadas a garantir que não haja contato com aves selvagens. A partir de 29 de outubro, os animais só poderão ser mantidos em estábulos fechados ou em recintos seguros. Eventos como feiras de aves ou mercados de criação são proibidos neste período, o que torna a situação ainda mais difícil para muitos proprietários.

Recomendações para avicultores

Além do requisito estável, todos os criadores de aves também devem analisar atentamente as medidas de biossegurança existentes. A comida, a cama e a água devem ser inacessíveis às aves selvagens; A água da chuva definitivamente não deve ser usada como água potável. Mesmo ao entrar nas áreas dos estábulos, deve-se usar calçado especial ou, pelo menos, galochas descartáveis. Estas recomendações fazem parte das directrizes para prevenir a propagação da gripe aviária e para proteger as nossas populações pecuárias.

As disposições legais, que foram concretizadas em 2010 na forma da Portaria de Tráfego de Gado e posteriormente pela Portaria da Gripe Aviária de 2018, exigem que os proprietários comuniquem o seu gado à autoridade responsável. Mudanças na população estável também devem ser comunicadas imediatamente, conforme mostrado BMLEH é para ser lido.

Os avicultores que mantêm rebanhos maiores também devem estar atentos às perdas: se pelo menos três animais forem perdidos em 24 horas, estes devem ser esclarecidos por um veterinário. Especialmente nesta situação tensa, os especialistas recomendam a verificação de possíveis vírus influenza A.

Situação atual em relação à gripe aviária na Alemanha

A gripe aviária não é um problema apenas no distrito de Dahme-Spreewald. Vários surtos de GAAP-H5 foram identificados em toda a Alemanha no ano passado. Por exemplo, em Janeiro de 2024, registaram-se nove surtos em aves domésticas e 31 casos em aves selvagens, tendo o vírus H5N1 afectado particularmente muitos gansos-cracas no Mar de Wadden. Isto mostra o quanto a epidemia pode pôr em perigo o bem-estar da avicultura na Alemanha Instituto Friedrich Loeffler atualmente relatado.

Desta vez, representa um verdadeiro desafio para os avicultores afetados. Contudo, a implementação cuidadosa das medidas prescritas e o aumento da vigilância podem ajudar a proteger os animais e minimizar o risco de propagação adicional. Resta esperar que estas medidas tenham efeito e que a situação possa ser resolvida em breve.