Turbinas eólicas gigantescas sobre Dahme-S-S-S-Sperewald: políticos e cidadãos em disputa!

Turbinas eólicas gigantescas sobre Dahme-S-S-S-Sperewald: políticos e cidadãos em disputa!

Teupitz, Deutschland - Na região idílica entre Teupitz e Halbe, Zossener Energiequelle GmbH planeja construir dois parques eólicos com um total de 55 turbinas eólicas. Isso garante preocupação crescente para os moradores, porque as turbinas planejadas têm uma impressionante altura do cubo de 180 metros e, portanto, se projetariam bem acima do salão de 100 metros de altura da popular piscina de lazer "ilhas tropicais". Os primeiros planos prevêem produzir cerca de um bilhão de quilowatt horas de eletricidade anualmente, o que corresponde a quase dobrar a necessidade de Potsdam. Tanta eletricidade pode ser alimentada com a rede de maneira bastante animada, o projeto deve ser aprovado.

No entanto, a construção no belo parque natural de Dahme-Heideseen é visto com ceticismo. Na primeira participação do cidadão, muitos moradores expressaram preocupações de que o planejamento seja promovido sem a inclusão suficiente da população. O gerente de projeto Vincent Wahrenburg tenta levar as preocupações a sério e promete que cada árvore derrubada será substituída por duas a três novas árvores. Mas os críticos temem efeitos negativos no ecossistema sensível e na biodiversidade da região. Matthias Rackwitz, presidente da Associação Nabu Dahme-Seenland, iniciou uma petição contra turbinas eólicas na área de proteção da paisagem para apontar esses riscos.

Oportunidades financeiras e resistência

Projetos como esse não apenas trazem emoção com eles, mas também oportunidades financeiras para os municípios. Mario Hecker, vereador da região, até vê bons negócios nos parques eólicos planejados. Halbe e Teupitz podem gerar até 500.000 euros anualmente em renda que poderia ser usada para investimentos em escolas e infraestrutura. Um pequeno consolo, por outro lado, é o fato de que o número de turbinas eólicas foi reduzido em 20 devido à resistência dos moradores e a distância da próxima casa foi aumentada para 1.600 metros.

Mas a discussão sobre energias renováveis parece estar mais sobre o "como" do que no "ob". Isso também é demonstrado pela decisão de constelação de um parque eólico em Freidorf, que atualmente está aquecendo as mentes do Conselho da Comunidade. As turbinas eólicas planejadas devem ser construídas em cerca de 1.000 hectares ao longo da A13. No entanto, existem fortes vozes contra esses projetos para levar em consideração as dores do parque natural sobre os interesses econômicos, conforme o NABU exige. O assunto é complexo, porque os investidores podem solicitar aprovações, mesmo sem o consentimento municipal.

O futuro dos planos de energia eólica

As perspectivas de energia eólica em Brandenburgo não são rosadas. Atualmente, há uma falta de base nacional de planejamento para o uso de energia eólica na região. O prefeito Gerald Lehmann adverte sobre um escopo limitado para a ação dos municípios e refere -se à necessidade de aumentar a aceitação na população. Em outros lugares, em Gießmannsdorf, no entanto, você planeja combinar a mobilidade eletrônica e o suprimento de calor local com um "parque de energia de aceitação". Pode -se decidir se o parque eólico Teupitz/Halbe será realmente aprovado em 2028.

O ceticismo contínuo da população também é evidente nas pesquisas de cidadãos, onde em muitos lugares a rejeição contra sistemas eólicos e solares pode ser observada. Apesar dessas preocupações, Brandenburgo busca o objetivo ambicioso de receber 80% da eletricidade de fontes renováveis até 2030. 2% da área da Alemanha deve ser usada para turbinas eólicas. O debate já mostra que é necessário um bom talento para planejar e implementar projetos para o uso de energias renováveis para encontrar um equilíbrio entre os interesses dos cidadãos e os objetivos econômicos. Como isso acontece permanece emocionante.

Mais informações sobre o tópico podem ser encontradas nas páginas de

Details
OrtTeupitz, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)