Vidro quebrado na floresta: perigo de incêndio ou exagero? Especialistas argumentam!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Especialistas discutem o papel dos vidros quebrados nos incêndios florestais em Elba-Elster, enquanto a negligência humana é considerada a principal causa.

Experten diskutieren die Rolle von Glasscherben bei Waldbränden in Elbe-Elster, während menschliche Fahrlässigkeit als Hauptursache gilt.
Especialistas discutem o papel dos vidros quebrados nos incêndios florestais em Elba-Elster, enquanto a negligência humana é considerada a principal causa.

Vidro quebrado na floresta: perigo de incêndio ou exagero? Especialistas argumentam!

A discussão sobre os perigos dos vidros quebrados para as nossas florestas está ganhando força. Especialmente em tempos de altas temperaturas e secas persistentes, surge a questão de saber se estes remanescentes aparentemente inofensivos podem realmente causar incêndios florestais. O presidente da Associação Alemã de Proteção Florestal, Dirk Hartung, explicou agora que os vidros quebrados, especialmente os fundos das garrafas, concentram a luz solar e, portanto, podem potencialmente iniciar incêndios. Hartung recomenda testar você mesmo, segurando um pedaço de vidro contra o sol. Tais avisos podem ser particularmente importantes nos meses quentes de verão, como julho deste ano, à medida que o risco de incêndios florestais aumenta na Alemanha devido à seca. , como relatórios maz-online.

Mas nem todos os especialistas concordam. O meteorologista Jörg Kachelmann não vê nenhuma base física para a suposição de que vidros quebrados possam causar incêndios florestais. Na sua opinião, o incêndio criminoso é a causa mais comum de incêndios no distrito de Elba-Elster e não o fenômeno suspeito de queima de vidro quebrado. Raimund Engel, responsável pela proteção florestal em Brandemburgo, também está cético. Ele aponta para um teste de campo de 2006, no qual vidros quebrados não provocaram incêndio sob condições extremas – a menos que uma lupa fosse usada. , segundo reportagem do BR.

Causas comuns de incêndios florestais

A maioria dos incêndios florestais na Alemanha é causada por erro humano. O descuido e o incêndio criminoso desempenham o papel mais importante. Uma análise das estatísticas mostra que mais de 90% dos incêndios florestais são causados ​​por seres humanos. Uma ponta de cigarro jogada fora descuidadamente costuma ser suficiente para ter consequências devastadoras. Por exemplo, cerca de 200 hectares de floresta arderam em Brandeburgo em Junho de 2022 – o equivalente a cerca de 280 campos de futebol , como observa o Greenpeace.

Apesar das preocupações com o vidro quebrado, o consenso entre os especialistas permanece: o vidro não pertence à natureza. O presidente da Associação dos Bombeiros do Estado de Brandemburgo, Rolf Fünnig, também não consegue iniciar um incêndio nas suas próprias tentativas, mas considera os avisos sobre erro humano muito mais importantes. Neste contexto, a questão dos automóveis com conversores catalíticos, que podem inflamar a relva em determinadas condições, também desempenha um papel. No entanto, um incêndio requer contato direto com combustível adequado e altas temperaturas. , relata BR.

Tendo em conta os desafios globais, como a seca na região Amazónica e a crise climática em curso, em que os incêndios florestais são muitas vezes provocados deliberadamente, é ainda mais importante agir com cautela também aqui. As intervenções na natureza têm frequentemente consequências de longo alcance, que não só afectam as queimadas florestais, mas também põem em perigo todo o ecossistema e os habitats de muitas espécies. Os incêndios na Amazônia, causados ​​em grande parte pela atividade humana, demonstram de forma impressionante a urgência do problema. Greenpeace chama atenção para essas conexões.

No final das contas, uma coisa permanece acima de tudo: quando se trata de proteção e manutenção florestal, todos temos que ter mão boa. E isso começa com cada indivíduo. Independentemente de se tratar de evitar desperdícios na floresta ou de sensibilizar para a segurança contra incêndios - cabe-nos a nós proteger a natureza e preservá-la para as gerações futuras.