Alerta vermelho em Brandemburgo: alarme de gripe aviária põe animais de fazenda em perigo!
No Outono de 2025, a gripe aviária espalhar-se-á em Brandeburgo, com medidas drásticas a serem tomadas para proteger as aves de capoeira e as aves selvagens.

Alerta vermelho em Brandemburgo: alarme de gripe aviária põe animais de fazenda em perigo!
No outono de 2025, Brandemburgo terá de enfrentar um dos piores surtos de gripe aviária, que também afetará grandes partes da Alemanha. Alto maz-online.de Milhares de aves já foram mortas e os primeiros casos de gripe aviária ocorreram em grous. A situação foi particularmente dramática na área de descanso de Linumer Teichlandschaft, perto de Fehrbellin, onde mais de 1.800 guindastes morreram em meados de outubro.
A doença representa uma ameaça de alto nível para muitas espécies de aves e implica a necessidade de tomar medidas de proteção rigorosas. Em Brandemburgo, centenas de milhares de animais foram mortos em explorações avícolas comerciais para evitar uma maior propagação. O Observatório de Proteção de Aves do Estado de Brandemburgo alerta para um risco agudo de infecção para outras espécies de aves, incluindo a abetarda.
Medidas de proteção e obrigação de estabilidade
Em resposta ao surto, foi adoptado o alojamento obrigatório, o que significa que as aves devem agora ser mantidas em baias fechadas ou sob dispositivos de protecção especiais para evitar o contacto entre aves selvagens e animais domesticados. O vírus pode ser facilmente transmitido de aves selvagens para animais reprodutores, e os rebanhos infectados geralmente precisam ser mortos. Mas as pessoas só podem ser infectadas em casos muito raros, o que tranquiliza a população em geral, mas não distrai a atenção da gravidade da situação.
Casos da doença em aves selvagens foram detectados em quase todos os estados federais neste outono, o que levou a uma exigência geral de criação de gado nas áreas afetadas. Se ocorrerem infecções no gado, todo o gado deve ser morto. Além disso, estão a ser criadas zonas de exclusão onde existem proibições estritas à venda de aves e ovos frescos para retardar a propagação da doença.
A situação do mercado permanece estável
No entanto, os consumidores não precisam se preocupar com preços. Alto consumidorzentrale.de Atualmente, não se espera nenhum aumento de preços para carne de aves ou ovos. Apesar das medidas massivas, o mercado apresenta uma estabilidade surpreendente e não se pode excluir uma nova vaga de surtos, uma vez que desafios semelhantes foram observados no passado, durante os meses de outono e inverno.
No entanto, os agricultores e proprietários de gado devem continuar a preparar-se para o risco, especialmente tendo em conta o elevado risco de infecção. Também é crucial que os animais de estimação sejam mantidos longe de locais de alimentação e bebedouros acessíveis às aves selvagens.
Tendo em conta a evolução actual, a monitorização e manutenção de medidas de higiene e protecção, bem como a divulgação de informação ao público, continuam a ser essenciais para controlar a propagação desta doença perigosa.