Ataque ao protesto em Bad Freienwalde: Ministro do Interior condena a violência!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Ministro do Interior de Brandemburgo condena o ataque violento aos protestos anti-direita em Bad Freienwalde, dois feridos ligeiros.

Brandenburgs Innenminister verurteilt gewaltsamen Angriff auf Protest gegen Rechts in Bad Freienwalde, zwei leicht verletzt.
O Ministro do Interior de Brandemburgo condena o ataque violento aos protestos anti-direita em Bad Freienwalde, dois feridos ligeiros.

Ataque ao protesto em Bad Freienwalde: Ministro do Interior condena a violência!

Um incidente chocante ocorreu hoje, 15 de junho de 2025, em Bad Freienwalde, Brandemburgo. Numa manifestação pacífica sob o lema “Por um Bad Freienwalde colorido”, os participantes foram atacados por um grupo de agressores mascarados. Esta violência é dirigida contra o compromisso com a diversidade e a tolerância e contrasta fortemente com os princípios básicos da liberdade de reunião, que o Ministro do Interior de Brandemburgo, René Wilke (independente), enfatizou como um bem essencial. Na sua declaração, condenou veementemente o ataque e sublinhou que a segurança de todas as democracias deve ser respeitada. Ele também anunciou que falaria com as pessoas afetadas e com a polícia no local à tarde para discutir o incidente. De acordo com uma reportagem do Borkener Zeitung, os agressores, que provavelmente consistiam em uma dúzia de pessoas, carregavam consigo varas de madeira e outras ferramentas de ataque e atacaram diretamente a manifestação contra o radicalismo de direita, deixando pelo menos duas pessoas levemente feridas.

A situação agravou-se por volta das 12h. quando os perpetradores mascarados atacaram. Como relatou Judith Strom, porta-voz da iniciativa “Bad Freienwalde permanece colorida”, o ataque aconteceu tão rápida e inesperadamente que os presentes mal conseguiram reagir. Este não é o primeiro caso de violência deste tipo na região, colocando ainda mais em evidência a situação de segurança em torno das reuniões e manifestações políticas. A polícia, que estava presente apenas com 25 agentes fortemente armados, não conseguiu capturar os perpetradores, que fugiram antes da chegada dos serviços de emergência. Foram iniciadas investigações sobre lesões corporais graves e violação da Lei da Assembleia e a polícia está a apelar para que as testemunhas se apresentem.

Um clima de incerteza

O incidente destaca o nível crescente de violência observado durante os protestos políticos. De acordo com o Agência Federal de Educação Cívica Os dados mostram que a maioria das manifestações na Alemanha são pacíficas, mas não podem ser excluídas formas de confronto de protesto e violência. A violência por motivação política continua a ser um problema, agravado pelas diferenças nas percepções e avaliações entre os manifestantes e a polícia. Os relatos de crescentes agressões às manifestações, seja de ambos os lados, apelam a um repensar do debate político e social.

A região em torno de Bad Freienwalde, que é relativamente pequena, com cerca de 12 000 habitantes, é um exemplo dos desafios enfrentados pelas comunidades cuja população está parcialmente inclinada para tendências extremistas. Nas últimas eleições federais, mais de 40% dos cidadãos votaram na AfD, o que é um sinal claro da divisão política. A iniciativa “Bad Freienwalde é colorida”, lançada em 2021, luta pela aceitação e pela diversidade, mas o incidente de hoje destaca os riscos que podem advir de tal compromisso.

O ataque violento de hoje não é apenas um ataque às pessoas afectadas, mas um desafio para toda a sociedade que quer trabalhar pela liberdade e pela diversidade. Resta esperar que a polícia consiga encontrar os perpetradores e que novos incidentes deste tipo possam ser evitados no futuro.