Enorme tempestade solar evoca luzes do norte até a Baviera!
Uma enorme tempestade solar está causando impressionantes auroras boreais em lugares tão distantes quanto a Baviera, visíveis entre 4 e 5 horas desta noite.

Enorme tempestade solar evoca luzes do norte até a Baviera!
Na noite de 12 de novembro de 2025, a Alemanha experimentou um fenômeno natural fantástico quando uma enorme tempestade solar trouxe a visibilidade da aurora boreal até o sul da Baviera. Alto Época Tempos Os impressionantes efeitos de iluminação foram registrados entre 4h e 5h. Cores avermelhadas, rosa e verdes pintaram o céu, o que foi confirmado por Carolin Liefke, especialista da Casa de Astronomia de Heidelberg. Outras regiões como Baden-Württemberg também puderam admirar este espetáculo celestial.
O fenômeno da aurora boreal é causado por partículas eletricamente carregadas do sol. Essas partículas são direcionadas aos pólos pelo campo magnético terrestre e excitam os gases da atmosfera, criando as cores típicas. O que é particularmente interessante é que as formas das luzes podem variar desde cortinas e arcos até estruturas em espiral. Isto depende do movimento do campo magnético e mostra quão dinâmico e vivo é o nosso campo magnético.
Um espetáculo da natureza
Há algumas semanas, em Outubro de 2024, a Europa registou um aumento semelhante na actividade solar. Uma tempestade geomagnética do segundo nível mais alto (G4) causou auroras boreais que eram visíveis em todo o continente. As observações solares mostram que o Sol está atualmente numa fase de atividade máxima que retorna aproximadamente a cada onze anos. Estas atividades são fascinantes: quanto mais manchas solares são observadas, mais intensas são as tempestades solares e, portanto, a probabilidade de ocorrência de auroras.
Como Sociedade Max Planck explica, tais tempestades solares também podem ter efeitos negativos. Desde perturbações na rede eléctrica até riscos para os satélites, a lista de possíveis danos é longa. Após tempestades particularmente fortes em 2024, inúmeras empresas de serviços públicos tiveram mesmo de tomar medidas para estabilizar os seus sistemas de infraestruturas.
Perspectivas futuras
A boa notícia para todos que perderam o espetáculo: de acordo com Carolin Liefke, mais auroras boreais poderão ser possíveis nas próximas noites, dependendo da intensidade de novas tempestades solares. No entanto, como a hora exata e a visibilidade são difíceis de prever, continua a ser emocionante. O índice Kp, uma medida da atividade geomagnética, é monitorado constantemente. Para todos os entusiastas da astronomia, é recomendado olhar para norte. As gravações do smartphone poderiam capturar as luzes do norte de forma ainda mais colorida e impressionante.
Em resumo, a noite de 12 de novembro de 2025 foi um exemplo poderoso de como a natureza nos surpreende e traz à tona a beleza do universo. Quem já teve a oportunidade de observar a aurora boreal certamente não esquecerá tão cedo esta experiência!