Ataque neonazista ao festival da diversidade em Bad Freienwalde choca os cidadãos!
Um ataque ao festival da diversidade em Bad Freienwalde está a causar preocupação a nível nacional sobre o extremismo de direita em Märkisch-Oderland.

Ataque neonazista ao festival da diversidade em Bad Freienwalde choca os cidadãos!
Um incidente que causou comoção em Bad Freienwalde aconteceu no último domingo, durante o festival da diversidade. No evento, que teve como lema “Bad Freienwalde é Colorido”, houve violento ataque aos participantes. Duas pessoas ficaram feridas. A polícia tem em vista um suspeito de 21 anos de Bliesdorf, no distrito de Barnim-Oderbruch. O homem é membro do partido neonazista “Terceira Via” e é suspeito de ter atacado o evento com cassetetes junto com outros mascarados. Ele teria tentado atrapalhar o festival no ano passado, o que só agravou a situação tensa na região. De acordo com a Equipe, o incidente é um exemplo alarmante do aumento do extremismo de direita.
O Ministro do Interior de Brandemburgo, René Wilke, condenou veementemente o ataque e afirmou que a violência contra as pessoas que organizam ou participam num festival familiar e infantil é completamente inaceitável. Este não é apenas um incidente isolado; Estão no ar preocupações sobre a vontade dos extremistas de direita de cometerem violência, o que é confirmado pelas últimas investigações e pelo número crescente de crimes de extremistas de direita na Alemanha. De acordo com um relatório da RBB, Bad Freienwalde é agora um ponto de encontro para a cena de direita, o que também ficou evidente nas últimas eleições, quando mais de 40% dos eleitores votaram no AfD.
Crescente preocupação com a violência extremista de direita
O prefeito de Bad Freienwalde, Ralf Lehmann, descreveu o ataque como uma “perturbação do evento” e apelou a um maior envolvimento cívico e a uma avaliação de risco séria por parte da polícia. A organizadora Judith Strohm também enfatizou que são necessárias medidas mais claras para prevenir tais incidentes no futuro. Houve presença policial, mas reforços só chegaram depois que a violência foi conhecida. Um membro do clube “Vamos enfrentar isso” ficou gravemente ferido ao tentar deter um agressor.
O centro de aconselhamento para vítimas de violência de direita informa sobre uma nova geração de neonazis na região e confirma que tais incidentes já não são apenas casos isolados, mas fazem parte de uma tendência preocupante. O extremismo de extrema direita aumentou enormemente nos últimos anos. Como afirma Verfassungsschutz, o número potencial de extremistas violentos de direita já é de cerca de 15.300 pessoas – um aumento preocupante. Além disso, foram registados mais de 37.000 crimes de extremismo de direita em 2024, o que representa um aumento de 47,4% em relação ao ano anterior.
Uma imagem mais unida da sociedade
Os incidentes em Bad Freienwalde não são isolados; Muitos especialistas alertam contra a normalização da agitação extremista de direita, que é particularmente dirigida contra a diversidade e a abertura. Lorenz Blumentaler, da Fundação Amadeu Antonio, enfatiza a necessidade de proteger tais eventos. O último inquérito deixou claro que temas como o asilo e a migração, bem como o sentimento anti-queer, estão a tornar-se cada vez mais o foco da propaganda extremista de direita. Neste contexto, é necessária a coesão de uma sociedade democrática. Jann Jakobs, da aliança “Brandenburg mostra atitude”, apela que é essencial permanecer unido contra tais ataques.
Este incidente em Bad Freienwalde deve ser visto como um alerta: são necessárias uma sociedade civil activa e uma determinação política para combater de forma decisiva os preconceitos e a violência dos extremistas de direita.