Fraudadores em lares de idosos: coleta de doações e roubos expostos!
Em 15 de julho de 2025, dois homens tentaram enganar idosos com fraude em doações em Hohen Neuendorf. A polícia está investigando.

Fraudadores em lares de idosos: coleta de doações e roubos expostos!
Em Hohen Neuendorf, mais precisamente no distrito de Borgsdorf, ontem de manhã (11h45) dois homens descarados tentaram obter lucro numa comunidade de idosos através de falsos apelos por doações. Como Relatório da cidade Alegadamente, os perpetradores disseram que trabalhavam voluntariamente para uma organização que cuida de pessoas surdas e mudas. Enquanto um dos homens distraía os idosos, o outro ia atrás do saque nos apartamentos dos moradores.
Um funcionário atento do estabelecimento percebeu o que estava acontecendo e conversou com os homens. Ele conseguiu segurar o romeno de 19 anos, enquanto seu cúmplice conseguiu escapar com uma sorte inesperada. Posteriormente, a polícia encontrou consigo uma quantidade significativa de itens roubados, que foram imediatamente devolvidos aos idosos. A Polícia Judiciária começou a investigar três casos de fraude e furto.
Cuidado especial para idosos
As pessoas mais velhas são frequentemente o foco de trapaceiros e fraudadores. De acordo com a polícia da Renânia do Norte-Vestefália, estes atos são particularmente preocupantes porque muitos idosos vivem muitas vezes sozinhos e muitas vezes são vítimas de tais esquemas dentro das suas próprias quatro paredes. Ao contrário do medo generalizado da violência nas ruas, o risco de ser assaltado num ambiente de cidade grande é relativamente baixo. Em vez disso, os cidadãos mais velhos devem ser mais cautelosos com as tentativas de fraude nas suas casas, uma vez que os fraudadores muitas vezes querem usar truques para entrar nas suas casas. como dito aqui.
Existem diferentes métodos que os perpetradores podem adotar. Por exemplo, eles fingem emergências ou fingem ser comerciantes que precisam absolutamente de acesso ao apartamento. Outros tentam fingir um relacionamento pessoal com a vítima para serem convidados. O Ministério Federal da Família, Idosos, Mulheres e Jovens salienta que são urgentemente necessárias medidas de prevenção adequadas aos idosos. O folheto “Adivinhe quem é a vez?”, publicado pelo ministério, dá dicas valiosas sobre como idosos podem se proteger de fraudadores e mostra como reconhecer esses ladrões de identidade o ministério informa.
Esses eventos devem servir de alerta para todos os idosos, não importa onde morem. Sabedorias como “É melhor prevenir do que remediar” não são apenas ditos, mas devem ser internalizadas na vida cotidiana. Os fraudadores costumam ser profissionais e experientes em enganar suas vítimas.