Turbina eólica gigante em Schipkau: O maior sistema do mundo está sendo construído!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A construção da turbina eólica mais alta do mundo começa em Schipkau. A usina está programada para entrar em operação em 2026 e abastecer 6.000 residências com eletricidade.

In Schipkau beginnt der Bau des weltweit höchsten Windrads. Die Anlage soll 2026 in Betrieb gehen und 6.000 Haushalte mit Strom versorgen.
A construção da turbina eólica mais alta do mundo começa em Schipkau. A usina está programada para entrar em operação em 2026 e abastecer 6.000 residências com eletricidade.

Turbina eólica gigante em Schipkau: O maior sistema do mundo está sendo construído!

Em Schipkau, uma pequena comunidade em Brandemburgo, um som de mudança será ouvido a partir desta semana, quando a construção da turbina eólica mais alta do mundo começar aqui. Com uma altura impressionante de 300 metros, o sistema, operado pela empresa Gicon, será o maior do género e complementará a paisagem do parque eólico existente na Lusácia. De acordo com o rbb24, o porta-voz da Gicon, Jan Claus, anunciou a instalação gradual da turbina eólica. O centro do sistema estará em alturas elevadas e, com as pás do rotor, a turbina eólica atingirá um tamanho total de incríveis 365 metros.

O comissionamento desta “turbina eólica de alta altitude” está previsto para 2026 – um ano depois do inicialmente previsto. Com este projeto, a Gicon persegue o objetivo de gerar energia renovável em diferentes níveis: enquanto os sistemas fotovoltaicos já estão instalados no terreno, as turbinas eólicas convencionais destinam-se a fornecer ainda mais eletricidade verde às classes médias e as novas turbinas eólicas de alta altitude acima delas. Os engenheiros planejam introduzir as turbinas eólicas de alta altitude como um segundo andar nos parques eólicos existentes, a fim de usar energia eólica mais fraca na parte inferior e energia mais forte acima, como relata MDR.

Rendimento e perspectivas econômicas

A nova turbina eólica não deverá apenas quebrar recordes técnicos, mas também fazer sentido do ponto de vista ecológico. Cerca de 6.000 famílias poderiam ser abastecidas com eletricidade limpa. A particularidade das turbinas eólicas de alta altitude como as construídas aqui é que o rendimento é duas vezes maior que o das turbinas eólicas convencionais, que geralmente têm uma altura de cubo de cerca de 140 metros. Para permitir que a população participe dos efeitos positivos do projeto, a Gicon planeja permitir que os moradores participem das receitas financeiras. Desde 2015, foram pagos cerca de três milhões de euros aos residentes através do “modelo de eletricidade cidadã”.

Apesar de uma certa resistência – houve alguns protestos – os trabalhos de construção decorreram em grande parte sem crítica. Um pedido urgente do clube de aviação Aero-Club Schwarzheide contra a construção foi rejeitado porque o clube não estava autorizado a candidatar-se. As operações de voo no aeródromo especial próximo também foram suspensas, o que facilitou a aprovação do projeto da turbina eólica.

Tendência geral na energia eólica

Os desenvolvimentos em Schipkau fazem parte de uma tendência mais ampla na Alemanha, onde já foram aprovados 7,8 gigawatts de nova capacidade de energia eólica no primeiro semestre de 2025 – um recorde para este período. A Renânia do Norte-Vestefália, a Baixa Saxónia e a Baviera, em particular, estão na vanguarda, como documenta a Energiezukunft. Os períodos de aprovação foram reduzidos para 18 meses em média, agradando a indústria. Prevêem-se cerca de 14,4 gigawatts de sobretaxas até ao final de 2025, o que demonstra que o interesse pela energia eólica ainda é elevado, também com vista ao cumprimento dos objetivos EEG.

Em resumo, pode-se dizer que a construção da turbina eólica de 300 metros de altura em Schipkau inaugurará uma era para a energia eólica que poderá fornecer impulsos não só técnicos, mas também sociais e económicos para a região. No que diz respeito ao futuro das energias renováveis ​​na Alemanha, este projeto tem, portanto, potencial para desempenhar um papel inovador.