Desastre ecológico: Spree e Havel no Estado de Alarmes!

Desastre ecológico: Spree e Havel no Estado de Alarmes!

Brandenburg, Deutschland - A água em Berlim e Brandenburgo é conhecida por seu alto uso, seja para o transporte de mercadorias ou por lazer. Mas por trás da fachada idílica, há fatos alarmantes. A condição ecológica dos rios e lagos, especialmente o Spree e o Havel, não pode mais ser discutida. De acordo com um relatório atual da Hasepost, a condição das águas é tudo menos boa. Em nenhum ponto de medição na região estava o objetivo exigido de um "bom estado ecológico" em 2024, que a diretiva de estrutura de água da UE prescreve de 2000. Os valores contábeis da qualidade da água estão em vermelho ou laranja - um sinal claro!

O Secretário de Proteção e Meio Ambiente do Estado em Berlim, Britta Behrendt, é cético em relação à implementação oportuna da diretriz até 2027. Jean Henker, chefe de unidade do Ministério do Meio Ambiente de Potsdam, também fala de obstáculos maciços para uma reversão da tendência. Sem funcionários especializados suficientes, capacidades de construção e recursos financeiros, uma melhoria na situação é dificilmente realista.

Causas e efeitos

As causas da baixa qualidade da água são complexas. Mudança climática, entradas maliciosas e de nutrientes, bem como o uso excessivo das águas desempenham um papel central. Não apenas os peixes e outros organismos aquáticos devem ser prejudicados; Os pescadores e os que procuram relaxamento também sentem os efeitos negativos. O impacto é de longo alcance: as reservas de água subterrânea e de água potável também estão em risco.

Além disso, o monitoramento mostra que muitos parâmetros importantes, como a caminhada para peixes e a estrutura do banco, são significativamente prejudicados por intervenções humanas. Faltam estruturas de água digitadas, e estruturas cruzadas, como açudes, restringem severamente os habitats dos seres vivos aquáticos. Afinal, as seções bancárias naturais do Havel e Müggelspree oferecem esperança: uma maior biodiversidade pode ser determinada aqui.

O visual para a frente

Para muitas águas que são classificadas como classificadas "significativamente alteradas" ou "artificialmente", há um ponto de vista curto para alcançar um bom potencial ecológico, em vez de um bom estado ecológico. A diretriz da estrutura de água prevê a implementação de planos de melhoria, que devem ser realizados até 2027 o mais tardar. No entanto, apenas 37 % das águas européias estão em uma condição aceitável - um número que estimula o pensamento.

Política ambiental alemã e os vários estados federais são obrigados a elaborar planos de gerenciamento abrangentes, a fim de melhorar esse estado preocupante das águas. O desafio é ótimo, mas uma virada real só pode ser provocada com medidas direcionadas. Os peixes vão nadar em breve em águas claras? O tempo vai mostrar.

Para mais informações sobre as condições da água na região, nos referimos a berlin.de e Escritório Federal Ambiental .

Details
OrtBrandenburg, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)