Potsdam lança novo plano de ação para um futuro amigo das crianças!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Potsdam adota novo plano de ação para municípios amigos das crianças e dos jovens 2025-2028 para apoiar os jovens.

Potsdam verabschiedet neuen Aktionsplan für kinder- und jugendfreundliche Kommune 2025–2028 zur Förderung junger Menschen.
Potsdam adota novo plano de ação para municípios amigos das crianças e dos jovens 2025-2028 para apoiar os jovens.

Potsdam lança novo plano de ação para um futuro amigo das crianças!

Em 2 de julho de 2025, Potsdam deu um passo significativo em direção ao apoio aos jovens. Com o novo plano de ação “Município amigo das crianças e jovens Potsdam 2025-2028”, foi adotado um programa abrangente que se concentra nos interesses dos jovens. O objectivo é implementar mais fortemente a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança a nível local e fazer ouvir as vozes das crianças e dos jovens. Stefanie Buhr, representante responsável pelos interesses das crianças e jovens, sublinha a importância da participação real dos mais jovens.

O plano de ação inclui um total de 24 projetos, que estão divididos em quatro áreas centrais de ação. Um ponto central é a ancoragem sistemática da atitude amiga das crianças e dos jovens na declaração de missão da cidade e nos objectivos estratégicos da administração. A fim de compreender melhor a realidade da vida dos jovens, são planeados inquéritos regulares, cujos resultados fluem directamente para o planeamento do bem-estar dos jovens e do desenvolvimento urbano. Potsdam possui desde 2017 o selo “Município Amigo da Criança”, concedido pela Associação de Municípios Amigos da Criança. V. é premiado com o apoio da UNICEF Alemanha e do Fundo Alemão para a Infância.

Participação ativa dos jovens

Para receberem o selo, municípios como Potsdam devem desenvolver medidas claras que surjam do diálogo ativo com os jovens. Isto também é evidente noutras cidades, como Regensburg, onde os jovens manifestaram as suas preocupações sobre a melhoria dos transportes públicos locais e das infra-estruturas nos processos de participação. Estas exigências incluíam a introdução de autocarros adequados ao centro histórico, um serviço nocturno de autocarros aos fins-de-semana e a abertura de zonas pedonais para bicicletas.

A cidade de Regensburg respondeu às necessidades da sua população jovem e implementou permanentemente as medidas propostas após fases de teste. Estas decisões beneficiaram não só os jovens, mas também todos os cidadãos da cidade, que agora beneficiam de melhores opções de mobilidade. Um exemplo que mostra a importância da voz dos jovens na formação da sua cidade.

O facto de Potsdam estar agora a seguir um caminho semelhante é um bom passo para a promoção dos interesses das crianças e dos jovens, o que não só encontra aceitação local, mas também pode servir de modelo para outros municípios. Afinal, os mais jovens têm o direito de ajudar a moldar as coisas e de serem ouvidos.

Se quiser saber mais sobre o novo plano de ação, você pode saber mais no site oficial da cidade de Potsdam: Plano de ação de Potsdam. O projeto “Comunidades Amigas da Criança” também oferece insights e sucessos interessantes: Comunidades amigas das crianças.