Atenção no WhatsApp: Corrente alerta sobre suposto bloqueio do Snapchat!
Cartas em cadeia ameaçam usuários do Snapchat com falsas suspensões de contas. Informe-se sobre os antecedentes e medidas de precaução.

Atenção no WhatsApp: Corrente alerta sobre suposto bloqueio do Snapchat!
No mundo digital, onde o compartilhamento de informações acontece tão rapidamente quanto um piscar de olhos, sempre circulam correntes persistentes que fazem os usuários suarem. Atualmente, uma dessas correntes distribuídas via WhatsApp está causando confusão ao fazer uma afirmação falsa sobre supostas suspensões de contas no Snapchat. O conteúdo? Qualquer pessoa que não encaminhar a mensagem para 20 contatos perderá sua conta do Snapchat devido a uma “atualização dos termos de serviço”. Mas, como costuma acontecer no mundo das redes sociais, esta informação é fictícia, como relata correctiv.org.
A corrente se junta a uma longa lista de mensagens enganosas que muitas vezes alertam sobre vírus, roubo ou fraude. Apesar do formato desatualizado, ainda são um grande problema nas redes sociais. Os usuários devem estar cientes de que o Snapchat entrará em contato diretamente com os usuários por meio do aplicativo ou por e-mail se sua conta for desativada. Não há suspensões em massa e a empresa não respondeu aos pedidos de comentários sobre o assunto.
Os perigos das correntes
As cartas-corrente costumam usar ameaças e apelos emocionais para persuadir seus destinatários a agir. Se já tiver sido estabelecida uma “verdade” sobre a partilha de notícias, isso pode levar a uma reação em cadeia. As mensagens são transmitidas em um sistema de pirâmide, o que significa que um usuário envia sua mensagem para dez amigos e eles a encaminham para seus contatos – depois de apenas alguns passos, a mensagem pode chegar a centenas de milhares de olhos. verbraucherzentrale.de discutiu isso detalhadamente em seus relatórios.
Em particular, os avisos marcados em vermelho ou com outros meios estilísticos alarmantes causam preocupação desnecessária e devem ser vistos com olhar crítico. Todo usuário deve simplesmente deletar correntes, por mais “inofensivas” que pareçam, sem encaminhá-las. Isto é especialmente verdadeiro nos feriados, quando muitos apelos duvidosos por doações ou histórias sobre emergências circulam nas redes sociais.
Lidando com correntes
Os centros de aconselhamento ao consumidor recebem regularmente relatórios sobre cartas-corrente duvidosas, como a “carta-corrente FFP2”, que supostamente fornecia informações sobre máscaras perigosas. Este tipo de informação não visa apenas incitar medo desnecessário, mas em alguns casos também pode ser perigoso, pois os fraudadores tentam roubar informações pessoais ou espalhar notícias falsas.
Então, vamos pensar criticamente antes de compartilhar uma mensagem: isso é realmente verdade? O aviso vem de uma fonte confiável? Desta forma, não apenas protegemos a nós mesmos, mas também aos nossos amigos e familiares contra estresse desnecessário e possíveis fraudes. Qualquer pessoa que permaneça cética não está fazendo um mau negócio.