Abusos chocantes: KFC envolvido em escândalo de bem-estar animal!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Investigações em Brandemburgo devido a violações do bem-estar animal nas instalações de engorda de frangos da KFC. As organizações de protecção dos animais apelam à acção.

Ermittlungen in Brandenburg wegen Tierwohlverstößen in Hähnchenmastanlagen für KFC. Tierschutzorganisationen fordern Maßnahmen.
Investigações em Brandemburgo devido a violações do bem-estar animal nas instalações de engorda de frangos da KFC. As organizações de protecção dos animais apelam à acção.

Abusos chocantes: KFC envolvido em escândalo de bem-estar animal!

A rede de fast food Kentucky Fried Chicken (KFC) enfrenta uma grave crise. O Ministério Público de Frankfurt (Oder) iniciou investigações sobre possíveis violações da Lei de Bem-Estar Animal em três instalações de engorda de frangos em Brandemburgo. Esta informação foi confirmada na quinta-feira por um porta-voz do Ministério Público, depois de a organização de direitos dos animais “Aninova” ter apresentado imagens nítidas que documentam animais doentes, feridos e mortos. As gravações provêm de fazendas de engorda em Stechlin, Storkow e Mollnitz, onde a pecuária está obviamente em estado preocupante. Um ponto chave é o facto de um dos principais compradores da carne fornecer diretamente à KFC, o que torna a situação particularmente explosiva.

Os documentários publicados pela revista política da ARD “Report Mainz” revelam graves queixas: demasiados animais num espaço demasiado pequeno, higiene inadequada e tratamento desrespeitoso dos animais, que são empurrados à força para caixas de transporte quando são libertados. Jan Peifer da Aninova criticou as empresas que aderiram à iniciativa de bem-estar animal, mas não cumprem os critérios de bem-estar animal estabelecidos. Com esta repreensão pública, torna-se cada vez mais difícil para a KFC manter as suas afirmações publicitárias sobre “galinhas felizes em campos verdes”, enquanto tais imagens chocantes expõem a realidade.

Reações e consequências

A Animal Welfare Initiative já impôs a proibição a uma das empresas afetadas e iniciou procedimentos de sanção após a descoberta de violações graves. Um relatório de notícias diárias salienta que, em alguns casos, foram mesmo impostas multas porque as empresas aparentemente não conseguiram implementar as melhorias necessárias, como a modernização dos sistemas de consumo, em tempo útil. Apesar destas deficiências, os animais continuaram a ser abatidos sob o rótulo da Animal Welfare Initiative.

A própria KFC comentou as alegações e garantiu que uma revisão abrangente da situação atual ocorrerá em conjunto com os fornecedores. Se for constatado que os padrões não foram cumpridos, a KFC “tomará medidas”. É importante destacar que a rede opera mais de 200 restaurantes na Alemanha e segue um claro rumo de expansão, o que torna a percepção do público ainda mais importante.

Acusações criminais contra a operadora

O Ministério Público já recebeu uma queixa-crime contra o operador de uma instalação em Storkow. A acusação não diz apenas respeito aos maus-tratos nas empresas, mas também aos potenciais crimes que existem, segundo a oficial de proteção animal do estado de Hesse, Madeleine Martin. As autoridades veterinárias de vários distritos de Brandemburgo também começaram a iniciar investigações sobre violações do bem-estar animal. Um dos maiores problemas continua sendo a criação catastrófica de frangos de corte, que supostamente ficam sobre camadas de fezes com centímetros de espessura.

Os desenvolvimentos mostram claramente que é urgentemente necessário que a KFC e as empresas afetadas lidem com as alegações e cumpram os elevados padrões que promovem na sua publicidade. A situação levanta questões não só sobre a pecuária, mas também sobre os valores que as grandes empresas deveriam representar. RBB24 acompanhará os desenvolvimentos de forma consciente e reportará resultados adicionais numa fase inicial.