22,5 milhões de euros para creches e construção sustentável na Lusácia!
Nove projetos estruturais na Lusácia, aprovados com 22,5 milhões de euros, reforçam as infraestruturas sociais e a construção sustentável.

22,5 milhões de euros para creches e construção sustentável na Lusácia!
O que está acontecendo na Lusácia? Existem actualmente desenvolvimentos emocionantes que mudarão permanentemente a face da região. No dia 16 de julho de 2025, o Grupo de Trabalho Interministerial (IMAG) do governo do estado aprovou cinco novos projetos estruturais com um volume total de investimento de cerca de 22,5 milhões de euros. O principal objectivo destes projectos é fortalecer a infra-estrutura social na Lusácia Corrente da Baixa Lusácia relatado.
Os projetos planejados incluem a nova construção e ampliação de creches e creches em Finsterwalde, Jänschwalde e Schlieben. Particularmente inovadora é a construção de um edifício multifuncional que economiza recursos em Kolkwitz, que utilizará um processo de reciclagem de lajes de concreto de antigos edifícios residenciais da RDA. Um processo que foi desenvolvido pela BTU Cottbus-Senftenberg. Estas medidas não são apenas um grande passo para a melhoria das infra-estruturas sociais, são também um importante alicerce para enfrentar os desafios futuros na região.
Novos projetos de infraestrutura
Além dos projetos mencionados, o IMAG Lausitz aprovou recentemente mais três projetos com um volume total de cerca de 59 milhões de euros. Estas incluem a renovação do Niederlausitzhalle em Senftenberg, a expansão do parque industrial e comercial em Herzberg (Elster) e a criação de uma creche com enfoque MINT, também em Herzberg. lausitz-brandenburg.de relatado.
Com a conclusão da nova creche, será criado espaço para 120 crianças que serão ensinadas num ambiente moderno com um claro foco na educação STEM a partir de 2027. A renovação do Niederlausitzhalle pretende fornecer um ponto de contacto neutro em CO2 para transferência de conhecimento e cultura, que deverá ser concluído até 2027. O parque industrial e comercial também está a ser impulsionado com o objetivo de disponibilizar novos espaços para prestadores de serviços e empresas.
Oportunidades de financiamento para a região
Os investimentos na Lusácia não são apenas motivados por iniciativas locais, mas também no contexto da Lei de Fortalecimento Estrutural do governo federal, que garante à região um financiamento maciço totalizando mais de 3,6 mil milhões de euros. Além de melhorar a infraestrutura e os equipamentos sociais, o financiamento visa expandir os equipamentos de saúde e culturais. O Banco de Investimento do Estado de Brandemburgo (ILB) já está activo no financiamento e podem ser apresentadas candidaturas para vários projectos, tais como ilb.de explicou.
Em ligação com o desenvolvimento estrutural, não é apenas a reformulação das creches e de outras instituições sociais que é importante. A região também está a ser revitalizada pelo afluxo de aproximadamente 7 000 novos residentes em Herzberg, sublinhando a importância de uma abordagem abrangente para a criação de novos empregos e a melhoria da qualidade de vida na Lusácia.
No geral, mostra que a Lusácia está no bom caminho para enfrentar os desafios do futuro, impulsionando simultaneamente as infra-estruturas sociais e o desenvolvimento económico. Os próximos anos serão cruciais para a criação de uma região habitável e atraente para os residentes.