Ruídos de assobios em Ludwigsfelde: problemas de aquecimento incomodam os moradores!
Moradores de Ludwigsfelde reclamam de ruídos de aquecimento. Causa identificada, substituição do queimador planejada.

Ruídos de assobios em Ludwigsfelde: problemas de aquecimento incomodam os moradores!
Em Ludwigsfelde, um assobio irregular tem causado insatisfação entre os moradores de Erich-Weinert-/Salvador-Allende-Strasse desde o início da estação de aquecimento. Como maz-online.de relatado, esse nível de ruído lembra reclamações semelhantes de 2022. Naquela época, os moradores especulavam cada vez mais nas redes sociais sobre as causas, o que acabou por colocar a administração municipal e o órgão de ordem pública em ação. Um acústico foi contratado para identificar a origem do ruído, que foi finalmente determinado ser um queimador de matriz no sistema de aquecimento da Erich-Weinert-Straße 19.
Após intensa pesquisa, esses queimadores foram substituídos, o que resolveu o problema pelo menos temporariamente. Tudo indicava que a qualidade de vida dos moradores poderia ser restaurada. Mas agora que a estação de aquecimento recomeçou, o som indesejável de assobio reapareceu. Atualmente apenas um residente contactou a imprensa local, mas a Märkische Heimat, responsável pelo sistema de aquecimento, já foi informada e prometeu tomar medidas. A solução do problema pode demorar até o final de novembro.
Otimismo no Märkische Heimat
Anja Richter, porta-voz da Märkische Heimat, está otimista de que os problemas poderão ser resolvidos em breve. A causa foi conhecida e a empresa responsável pela substituição dos queimadores na época foi novamente contratada. Estima-se que a substituição dos queimadores seja concluída dentro de duas a três semanas.
Esta situação esclarece a importância da escolha de sistemas de aquecimento adequados no processo de planeamento urbano e predial. Assim Agência Federal do Meio Ambiente explica, os planos de construção devem incluir avisos de potenciais problemas de ruído para evitar conflitos futuros. Os ruídos de baixa frequência, em particular, podem ser considerados perturbadores mesmo no volume mais baixo e são muitas vezes difíceis de identificar.
A Agência Federal do Meio Ambiente recomenda a escolha de dispositivos com níveis de ruído abaixo de 55 decibéis ao selecionar um sistema de aquecimento. Finalmente, existem também regulamentos legais que devem ser desenvolvidos para proteger contra essa poluição sonora. As janelas à prova de som ajudam contra o ruído normal, mas muitas vezes não quando se trata de zumbidos de baixa frequência.
Os acontecimentos actuais são um lembrete importante para todos os urbanistas, construtores e arquitectos que se preocupam com a instalação de sistemas de aquecimento. A escolha certa pode não só evitar problemas técnicos, mas também contribuir significativamente para a qualidade de vida nas áreas residenciais.