Choque de insolvência: as lojas de ferragens Hammer em MV perdem 3.900 empregos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Insolvência na Hammer: 180 lojas especializadas afetadas, 3.900 funcionários protegidos por enquanto. Efeitos em Uckermark e MV.

Insolvenz bei Hammer: 180 Fachmärkte betroffen, 3.900 Mitarbeiter vorerst geschützt. Auswirkungen in Uckermark und MV.
Insolvência na Hammer: 180 lojas especializadas afetadas, 3.900 funcionários protegidos por enquanto. Efeitos em Uckermark e MV.

Choque de insolvência: as lojas de ferragens Hammer em MV perdem 3.900 empregos!

A notícia da falência da rede de lojas de ferragens Hammer está causando preocupação no setor e entre os funcionários. A empresa Brüder Schlau GmbH & Co KG de Porta Westfalica, à qual pertencem as cadeias Hammer e Schlau, requereu um processo de insolvência de autoadministração no tribunal distrital de Bielefeld. Isto afeta um grande número de filiais, incluindo mais de 180 lojas especializadas Hammer, 50 das quais estão localizadas apenas na Alemanha Central. Em geral, 3.900 funcionários estão empregados em toda a empresa, cujos salários são cobertos pelo benefício de insolvência da Agência Federal de Emprego até agosto inclusive, como relata Nordkurier.

O contexto do desequilíbrio é complexo. Há um ano, a loja especializada Hammer em Schwerin teve de fechar, o que a empresa explicou como resultado de “dificuldades económicas”. As 60 lojas atacadistas da marca Schlau, que abastecem principalmente artesãos, também serão afetadas. Em Brandemburgo, a Hammer está representada em doze cidades, incluindo Prenzlau e Schwedt. Isto significa que a perda para muitos funcionários e para os mercados regionais é significativa.

O que significa falência?

No entanto, o administrador da insolvência anunciou que todas as agências permanecerão abertas por enquanto e que os pedidos serão cumpridos sem restrições. O advogado Yorck Streitbörger, nomeado representante geral, garante que as operações continuarão normalmente enquanto a administração trabalha em conjunto com os responsáveis ​​para reestruturar a empresa.

Este desenvolvimento não é coincidência. As falências na Alemanha aumentaram acentuadamente no ano passado. Segundo o IFM Bonn, um total de 21.812 empresas declararam falência em 2024, o que significa um aumento de 22,4% em relação ao ano anterior. As razões para este aumento são complexas e remontam às crises atuais e anteriores. As empresas que operam no mercado há anos são particularmente afetadas.

O impacto nos funcionários

Os funcionários das filiais afetadas da Hammer temem pelo seu futuro. Atualmente, seus salários estão garantidos pelo dinheiro da insolvência até o final deste mês. No entanto, ainda não está claro se as filiais terão de ser encerradas ou se os funcionários terão de ser despedidos como parte do processo de reestruturação. Isso cria um clima tenso entre os funcionários que esperam estabilidade e continuidade em seus empregos.

A situação ilustra mais uma vez quão feroz é a concorrência no sector retalhista e como as empresas podem fraquejar devido às dificuldades económicas. Continua a ser emocionante ver como os mercados de Hammer e Schlau poderão sair desta crise e que estratégias serão implementadas para estabilizar a empresa para além da fase actual.