Governo dos EUA evita o caos: orçamento provisório aprovado!
Saiba tudo sobre o próximo orçamento provisório do governo dos EUA e o impacto da paralisação mais longa da história.

Governo dos EUA evita o caos: orçamento provisório aprovado!
Um passo significativo para pôr fim à paralisação de semanas nos EUA: a Câmara dos Representantes aprovou recentemente um orçamento provisório até ao final de Janeiro. Esta decisão traz uma lufada de ar fresco à complicada situação política e poderá libertar as empresas governamentais da sua letargia. O projeto foi aprovado com 222 votos a favor e 209 contra, e até mesmo alguns democratas que se opõem à lei sinalizaram o seu apoio. Um relatório da Nordkurier destaca que o orçamento provisório exige agora a assinatura do presidente dos EUA, Donald Trump, o que é esperado na noite de quarta-feira (hora local).
Há uma paralisação desde 1º de outubro porque nenhum orçamento federal foi aprovado. Os funcionários públicos têm, portanto, de esperar pelos seus salários, a ajuda alimentar não está disponível e milhares de voos foram cancelados. Esta é uma situação grave que se está a tornar um problema para muitos cidadãos e que afecta significativamente a vida quotidiana. É difícil acreditar que esta paralisação já dura 43 dias – a mais longa da história dos Estados Unidos. Anteriormente, o recorde era de 35 dias em 2019.
Tensões políticas e acordos
A disputa orçamental entre republicanos e democratas já se arrasta há semanas. A exigência dos Democratas de uma extensão dos créditos fiscais para contribuições para o seguro de saúde, que expiram no final do ano, é particularmente debatida. Os republicanos rejeitaram tal extensão, que poderia potencialmente levar a prémios mensais mais elevados para muitos segurados. No entanto, alguns Democratas no Senado cederam no fim de semana e pareciam dispostos a apoiar os Republicanos. Os republicanos prometeram votar sobre os custos dos cuidados de saúde no Congresso em Dezembro próximo, mas estes esforços são vistos como inúteis na Câmara dos Representantes.
O orçamento intercalar está previsto para vigorar até ao final de Janeiro. Dadas as dificuldades actuais, o clima é tenso: se nenhum orçamento regular for aprovado, poderá haver outro encerramento já em Fevereiro.
Uma olhada nos EUA
Para entender melhor o contexto, vale a pena olhar para os próprios Estados Unidos. Com uma população de mais de 340 milhões de pessoas, este é o terceiro maior país do mundo. Caracterizados por uma diversidade cultural colorida e pelo lema “In God We Trust”, os EUA, enquanto república presidencialista federal, têm uma enorme importância económica e política a nível global. O país cobre 3.796 milhões de milhas quadradas e tem uma das economias mais fortes do mundo. Wikipedia observa que os Estados Unidos têm uma longa história desde a Guerra Revolucionária até ao seu papel como superpotência global no século XX.
Os próximos dias serão cruciais para saber se o orçamento provisório poderá trazer o alívio esperado ou se as diferenças políticas continuarão a causar agitação. Continua a ser emocionante para os cidadãos ver como a situação evolui e que impacto isso terá na sua vida quotidiana.