Caos na faixa de Gaza: a distribuição da ajuda termina em tumultos!

Caos na faixa de Gaza: a distribuição da ajuda termina em tumultos!

Rafah, Gazastreifen, Palästina - Tumult e cenas caóticas caracterizam a distribuição da ajuda na faixa de Gaza, que começou hoje em um novo centro de distribuição, perto de Rafah. Um jornalista da Agência de Notícias da AP relatou um tanque israelense perto do centro e fotos audíveis, enquanto helicópteros militares dispararam foguetes fluorescentes que produziram fumaça em um local de impacto. Os militares israelenses deixaram claro que os tiros de alerta foram submetidos fora do centro de distribuição e a situação estava agora sob controle. O primeiro -ministro Benjamin Netanyahu até falou de uma "perda de controle de controle", mas enfatizou que a situação foi finalmente dominada.

Embora a Fundação Gaza Humanitrian (GHF) tenha começado a distribuir alimentos, as testemunhas oculares relatam condições confusas. Enquanto apenas algumas pessoas receberam pacotes de alimentos pela manhã, centenas de milhares depois se reuniram no centro. As pessoas tiveram que passar por uma posição militar israelense, o que levou a cobras longas nas quais todas as pessoas presentes foram revistadas e digitalizadas antes de terem acesso a bens de socorro. Essa presença levou a tumultos nos quais as cercas do centro de distribuição foram demolidas e as caixas foram rasgadas.

Caos e problemas de segurança

O alto nível de estresse e medo fez a equipe fugir no local. Algumas testemunhas relataram fotos e o uso de aeronaves militares na área. No geral, quase nenhuma pessoa recebeu suprimentos de socorro; Muitos relataram falta de comida. Apenas algumas pessoas conseguiram pegar caixas com alimentos básicos. Três pessoas ficaram feridas nos tumultos, incluindo um que sangrou na perna. O porta -voz do GHF disse que o grupo não disparou nenhum chutes e que a equipe havia se retirado para garantir a segurança das pessoas.

As Nações Unidas e outras organizações humanitárias rejeitam a cooperação com o GHF. Eles argumentam que o novo sistema de distribuição viola o direito internacional, uma vez que muitos beneficiários em potencial precisam cobrir grandes distâncias em áreas em risco de guerra. Esses riscos são particularmente preocupantes para pessoas antigas e doentes que podem não não conseguir administrar o caminho para os centros de distribuição.

Background of the Distribution Plan

O GHF, apoiado por Israel e pelos EUA, opera vários centros de distribuição no sul e no centro da Strip Gaza, que são operados pelas empresas de segurança dos EUA. Nesta nova estratégia, Israel vê a oportunidade de impedir que o Hamas roube bens de socorro e use -o para seus próprios propósitos. No entanto, os críticos, incluindo representantes da ONU, reclamam que Israel até agora não enviou nenhuma evidência dessas alegações.

Embora o GHF tenha anunciado que a ajuda aumenta todos os dias, a situação permanece tensa. O uso planejado de cargas de caminhões com alimentos é atingir um milhão de palestinos até o final da semana, o que corresponde a cerca de metade da população da faixa de Gaza. No entanto, a organização de ajuda está sob considerável pressão, pois ainda existe uma crescente crise humanitária, cada vez mais com a ajuda limitada de Israel.

Além disso, sabia -se que Jake Woods, o chefe anterior da fundação, anunciou sua demissão porque ele duvida da viabilidade do plano. Embora o GHF deva fornecer apenas 60 % das duas milhões de pessoas na faixa de Gaza nas primeiras semanas, está crescendo as críticas à adequação e segurança do novo sistema de distribuição.

Details
OrtRafah, Gazastreifen, Palästina
Quellen

Kommentare (0)