A China influencia cada vez mais: reunir -se com as nações do Pacífico em Xiamen!

A China influencia cada vez mais: reunir -se com as nações do Pacífico em Xiamen!

Xiamen, China - O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, se reuniu em 28 de maio de 2025 em Xiamen com diplomatas de onze nações do Pacífico. A reunião visa aprofundar as relações diplomáticas e econômicas e construir uma "comunidade mais próxima com um futuro comum" na região estrategicamente importante. Entre outras coisas, o presidente de Kiribati, Toteti Maamau, bem como representantes de Niue, Tonga, Nauru, Micronésia, Salomons, Vanuatu, Papua-Newguinea, Ilhas Cook, Fiji e Samoa. É a terceira reunião desse tipo, mas a primeira que acontece pessoalmente na China, como

Parceria estratégica e influência da China

Wang Yi anunciou durante a reunião que a China está pronta para desenvolver uma parceria estratégica mais próxima com os estados da ilha do Pacífico. Ele enfatizou a necessidade de uma aprovação de comunicação política e apoio mútuo, especialmente para os interesses centrais de ambos os lados. Além disso, um mecanismo para ministros estrangeiros regulares entre a China e os estados da ilha do Pacífico deve ser estabelecido. A China também planeja estabelecer um centro de cooperação para mudanças climáticas e uma para combater a pobreza para ajudar os estados da ilha com seu desenvolvimento sustentável. Esses projetos têm como objetivo representar uma etapa importante no apoio dos países do Pacífico, relatórios China.cn .

Um tópico central na reunião também é Taiwan, cujo reconhecimento diplomático na região é de grande importância. Segundo relatos, Taiwan atualmente tem apenas três aliados no Pacífico: o Marshallinseln, Palau e Tuvalu. Através da cooperação estratégica, a China espera reduzir ainda mais o número de países que reconhecem Taiwan. Esses esforços diplomáticos fazem parte de um plano mais abrangente para consolidar relacionamentos regionais e garantir a influência da China, que se manifestou cada vez mais nos últimos dez anos. The soft diplomacy, which consists in infrastructure projects and financial support href = "https://www.srf.ch/news/international/pazifisches-inselforum-klimawandel-und-einfluF-chinas-beriten-im-pacifik-sorgen"> SRF explained.

Mudança climática e tensões geopolíticas

Os estados da ilha do Pacífico não estão apenas sob a influência da China, mas também enfrentam desafios agudos das mudanças climáticas. O mais recente fórum das Ilhas do Pacífico nas Ilhas Cook abordou os efeitos preocupantes das mudanças climáticas, incluindo o branqueamento de corais e o aumento do nível do mar, o que poderia ameaçar nações inteiras, como Kiribati. Os chefes de governo da região estão pedindo medidas mais rápidas para promover energias renováveis. Esses tópicos estão diretamente relacionados ao projeto diplomático da China, uma vez que um ambiente estável e sustentável também é de grande importância para a cooperação econômica.

Apesar das diferentes visões da influência da China, os Estados do Pacífico Unidos mostram em um esforço para aumentar sua voz na comunidade internacional, a fim de poder agir contra as mudanças climáticas e ser capaz de manter a independência. A dinâmica na região é assim moldada pelos interesses geopolíticos e pelos desafios urgentes das mudanças climáticas.

Details
OrtXiamen, China
Quellen

Kommentare (0)