A Alemanha está em chamas: mais de 37 graus e a onda de calor permanece!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Alemanha enfrenta um fim de semana extremamente quente, com temperaturas de até 37 graus causadas por uma cúpula de calor vinda do Norte da África.

Deutschland steht vor einem extrem heißen Wochenende mit Temperaturen bis zu 37 Grad, verursacht durch einen Heat Dome aus Nordafrika.
A Alemanha enfrenta um fim de semana extremamente quente, com temperaturas de até 37 graus causadas por uma cúpula de calor vinda do Norte da África.

A Alemanha está em chamas: mais de 37 graus e a onda de calor permanece!

Nos próximos dias, a Alemanha será confrontada com temperaturas extremas que podem atingir os 37 graus Celsius. Esta onda de calor é o resultado de um poderoso anticiclone chamado Zora, que traz massas de ar quente do Norte de África e do Sahara para a Europa Central. Alto General de Hesse/Baixa Saxônia O clima nos próximos sábado e domingo será acompanhado por noites tropicais em que as temperaturas poderão ultrapassar os 20 graus.

Particularmente preocupante é a previsão de que a chamada “Cúpula de Calor” poderá permanecer na Europa Central por um período de tempo mais longo, com potencial significativo para problemas de saúde, impactos negativos na agricultura e aumento dos custos de energia. O risco é particularmente elevado para os idosos, crianças pequenas e pessoas com doenças crónicas. Prevêem-se temperaturas mais amenas nas costas, mas no interior as noites podem ser maioritariamente tropicais.

Valores extremos na Europa

Enquanto a Alemanha enfrenta ventos quentes, o resto da Europa é atingido por uma onda de calor verdadeiramente brutal. De acordo com informações de daswetter. com A onda de calor poderá durar até ao final de julho, atingindo máximos históricos de mais de 40 graus Celsius em países como Grécia, Roménia, Sérvia e Bulgária. Já foram registadas temperaturas impressionantes de 42 a 44 graus Celsius na Sérvia, que estão mais de 10 graus acima da média para esta época do ano.

As temperaturas extremas já tiveram as suas primeiras consequências trágicas, especialmente na Grécia, onde vários turistas morreram durante a onda de calor. Também foram registradas temperaturas de 43 graus à sombra em Atenas, que há duas semanas sofre com calor extremo. A subida à Acrópole é proibida à sombra em temperaturas superiores a 43 graus para garantir a segurança dos visitantes. As chamadas médicas para problemas relacionados com o calor estão a aumentar, sublinhando ainda mais os perigos desta situação meteorológica, relata. ZDF hoje.

Fatores de risco e perspectivas

O calor contínuo apresenta muitos riscos. Pessoas com problemas de saúde, idosos e crianças estão particularmente em risco. De acordo com o Instituto Robert Koch, até 19.000 mortes relacionadas com o calor poderiam ter ocorrido na Alemanha no verão quente de 2018 e nos anos quentes de 2019 e 2020. Tendo em conta o calor que se aproxima, as informações sobre os planos de proteção térmica devem ser particularmente sensíveis.

A longo prazo, a questão é saber como é que estes fenómenos climáticos extremos irão afectar a nossa sociedade. À medida que as temperaturas sobem, é necessário desenvolver estratégias de curto e longo prazo para proteger a saúde da população e enfrentar os desafios das alterações climáticas. Resta esperar que as temperaturas não subam ainda mais em Agosto, pois novos aumentos poderão agravar a situação já crítica.