A Alemanha luta globalmente contra a SIDA, a tuberculose e a malária com mil milhões de euros!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Alemanha está a investir mil milhões de euros na luta global contra a SIDA, a tuberculose e a malária e a apoiar os países em desenvolvimento.

Deutschland investiert 1 Milliarde Euro im globalen Kampf gegen Aids, Tuberkulose und Malaria und unterstützt Entwicklungsländer.
A Alemanha está a investir mil milhões de euros na luta global contra a SIDA, a tuberculose e a malária e a apoiar os países em desenvolvimento.

A Alemanha luta globalmente contra a SIDA, a tuberculose e a malária com mil milhões de euros!

Um sinal forte contra doenças mortais: a Alemanha está a disponibilizar mil milhões de euros na Cimeira Mundial da Saúde, em Berlim, para apoiar a luta global contra a SIDA, a tuberculose e a malária. Estas três doenças estão entre os agentes infecciosos mais mortais e ceifam muitas vidas, especialmente nos países mais pobres. O Ministro do Desenvolvimento, Reem Alabali Radovan, enfatizou que este é um imperativo da humanidade e da razão que não pode ser menosprezado. A soma, prevista para os anos de 2026 a 2028, irá fluir para um fundo global que já fez progressos significativos no combate a estas pandemias desde que foi fundado em 2002. Loud notícias diárias Mais de 44 milhões de pessoas morreram de VIH até à data, incluindo cerca de 630.000 só no último ano. Além disso, cerca de 1,5 milhões de pessoas morrem de tuberculose e cerca de 600.000 de malária todos os anos.

Mas quanto foi realmente alcançado? O Fundo Global investiu mais de 70 mil milhões de euros em mais de 100 países nas últimas duas décadas, salvando cerca de 70 milhões de vidas. As mortes por SIDA, tuberculose e malária diminuíram uns impressionantes 63 por cento nos países parceiros. Além disso, a esperança de vida aumentou de 49 para 61 anos em 15 países subsarianos, uma questão de importância crescente na comunidade de saúde global. O Fundo Global mostra que o controlo eficaz destas doenças pode abrir caminho para um futuro melhor.

Um fundo com impacto

O Fundo Global não só fornece apoio financeiro, mas também exige que os países mobilizem recursos internos para combater estas doenças. Espera-se que os avanços tecnológicos reduzam o custo dos medicamentos essenciais, prevendo-se que serão possíveis poupanças de custos de até 9,8 mil milhões de dólares entre 2027 e 2029. O fundo planeia salvar até 23 milhões de vidas e reduzir a taxa de mortalidade em 64 por cento até 2029. No entanto, estas metas ambiciosas também devem ser apoiadas por apoio financeiro contínuo para evitar lacunas de financiamento que possam levar a perdas adicionais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca a ligação entre pobreza e saúde e define o objetivo de melhorar os cuidados de saúde em todo o mundo. Estima-se que cerca de 44 milhões de pessoas morram todos os anos de VIH, tuberculose ou malária, e as organizações de saúde estão alarmadas com o declínio do progresso. Uma análise minuciosa dos dados mostra que as mortes por SIDA foram reduzidas em impressionantes 74 por cento entre 2002 e 2024, enquanto se registaram também desenvolvimentos positivos na tuberculose e na malária. No entanto, temos que estar vigilantes para não cairmos em velhos padrões como este Divisão de Estatísticas da ONU enfatizou.

O compromisso da Alemanha de 1,3 mil milhões de euros para a sétima reposição do Fundo Global demonstra que a Alemanha tem sido um parceiro significativo no financiamento da saúde desde 2002, com mais de 5,1 mil milhões de euros contribuídos até à data. A Alemanha também apoia o mecanismo de conversão de dívida “Debt2Health”, que converte reembolsos de dívidas em investimentos em cuidados de saúde.