Alemanha antes da escassez de trabalhadores qualificados: a política deve finalmente agir!
Alemanha antes da escassez de trabalhadores qualificados: a política deve finalmente agir!
Deutschland - A Alemanha enfrenta um sério desafio: a escassez de trabalhadores qualificados. Ulrike Malmendier, membro do Conselho de Negócios de Negócios, exige urgentemente medidas para combater esse problema. Ela critica a política por não ser adequadamente em relação à escassez de trabalhadores qualificados e enfatiza que um plano econômico será apresentado em 25 de junho de 2025, que, em sua opinião, não inclui as etapas necessárias.
Malmendier enfatiza que um aspecto central para resolver a escassez de trabalhadores qualificados deve ser a integração das mulheres em relações de emprego em tempo total. Além disso, os trabalhadores mais velhos teriam que ser incentivados a ficar mais tempo em sua vida profissional. Essas recomendações são particularmente relevantes quando você olha para a mudança demográfica que será mais apertada nos próximos anos.
O papel da imigração e decisões corporativas
Outro tópico importante que atrai Malmendier é a imigração. Ela sugere que as empresas decidam quais especialistas estrangeiros desejam contratar. Isso pode ajudar a tornar o mercado de trabalho mais flexível e a precedência contra gargalos.
envelhecimento demográfico, combinado com a queda de atratividade da Alemanha como um país de imigração, contribui para aprimorar o problema. De acordo com o monitoramento especializado do Ministério Federal do Trabalho e Assuntos Sociais (BMAs), o número de trabalhadores está se tornando cada vez menor devido a mudanças demográficas, que não podem ser compensadas pela imigração ou uma inclinação maior de emprego. O monitoramento analisa os fluxos do mercado de trabalho entre a oferta e as necessidades entre 2024 e 2028 e prevê que os empregos estão sendo reduzidos em particular em indústrias como a indústria química e a indústria automotiva, enquanto novas tecnologias como a indústria de semicondutores podem surgir.
Mudança estrutural e desafios no campo da educação
A diminuição dos trabalhos autônomos e as altas taxas de demolição nas instituições educacionais, especialmente para pessoas de nacionalidade estrangeira, são sinais de alarme. O monitoramento especializado mostra que 618.000 pessoas entrarão no mercado de trabalho sem um diploma nos próximos cinco anos, enquanto apenas 396.000 posições de auxiliar estão disponíveis. Essa discrepância ilustra os desafios que o mercado de trabalho enfrenta.
Um foco maior na integração de mulheres e trabalhadores mais velhos, bem como um direito flexível à imigração, pode levar a um aumento no potencial de mão -de -obra. Quatro cenários para aumentar o potencial foram identificados: promover mulheres, trabalhadores mais velhos, nacionais não -alemães e a adaptação do horário de trabalho. Esses pontos de partida podem ser cruciais para combater com sucesso a crescente escassez de trabalhadores qualificados.
As figuras do monitoramento de trabalhadores qualificados ilustram a mudança estrutural, que é reforçada pela demografia, digitalização e transição para modelos econômicos mais sustentáveis. As diferenças regionais na mudança demográfica afetam as regiões fracas do mercado de trabalho e requerem medidas direcionadas.
Para obter mais informações sobre as mudanças demográficas e seus efeitos no mercado de trabalho, é feita referência às estatísticas interativas da Agência Federal de Emprego. O estado do conhecimento desses dados é essencial para combater construtivamente os desafios da escassez de trabalhadores qualificados - a necessidade de ação que é óbvia há 30 anos, mas ainda não foi abordada estruturalmente. Malmendier alerta que a situação pode apertar ainda mais até 2030 ou 2035.
A situação complexa em torno da escassez de trabalhadores qualificados na Alemanha exige soluções inovadoras direcionadas para garantir a competitividade do país a longo prazo.
Mais informações podem ser encontradas em tagesschau , bmas e Agência de Emprego Federal .
Details | |
---|---|
Ort | Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)