Os milionários estão aqui: Onde mora o dinheiro na Alemanha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra onde vivem os milionários com maior renda na Alemanha e quais estados federais estão liderando.

Erfahren Sie, wo in Deutschland die meisten Einkommensmillionäre leben und welche Bundesländer führend sind.
Descubra onde vivem os milionários com maior renda na Alemanha e quais estados federais estão liderando.

Os milionários estão aqui: Onde mora o dinheiro na Alemanha!

Você sabia que a Renânia do Norte-Vestfália é o lar dos milionários com maior renda na Alemanha? De acordo com uma pesquisa do jornal Bild baseada em dados atuais das repartições fiscais, há aqui impressionantes 7.871 milionários com rendimentos. O estado é seguido de perto pela Baviera com 7.701 e Baden-Württemberg com 5.442 cidadãos de alta renda. Hesse, a Baixa Saxónia e Berlim também podem orgulhar-se de ter um elevado número de milionários, como private-banking-magazin.de relatado.

As estatísticas incluem os contribuintes que obtiveram rendimentos superiores a um milhão de euros em 2021. Esta base de dados serviu também para determinar a chamada “densidade milionária”, ou seja, quantos milionários vivem por 10 mil habitantes. Munique está à frente neste quesito, enquanto Frankfurt está posicionado mais no meio.

O rendimento e as receitas fiscais estão a aumentar

É interessante que o número de milionários com renda esteja aumentando continuamente em vários estados federais. Em Hesse, por exemplo, houve um aumento de 6,5% em 2020 para 2.355 pessoas que pagaram impostos superiores a um milhão de euros. Aqui, o rendimento médio dos milionários é de 2,5 milhões de euros, o que também contribui para uma impressionante receita fiscal. Isto mostra que os grupos de rendimentos mais elevados contribuem com uma parte significativa das receitas fiscais rnd.de descrito em detalhes.

As receitas fiscais deste grupo de rendimentos elevados aumentaram mais de 10% desde 2019. Na Renânia-Palatinado, 6,4% dos contribuintes do imposto sobre o rendimento vivem como milionários, embora representem apenas 0,05% do número total de contribuintes. Isto diz muito sobre a desigualdade que é evidente nesta lista de classificação.

Tendências e perspectivas de longo prazo

No que diz respeito aos estados federais, surge um quadro animador: o número de milionários com rendimentos aumentou ao longo do tempo. Em 2019, já existiam cerca de 27.400 pessoas com rendimentos anuais superiores a um milhão de euros, o que corresponde a um aumento de 4,6% face a 2018. Os principais rendimentos deste grupo provêm sobretudo dos empreendimentos comerciais e não do trabalho independente. destatis.de explicou.

Globalmente, isto significa que a Alemanha não só tem um número crescente de milionários com rendimentos, mas também que estes estão particularmente concentrados em certas regiões. Enquanto Hamburgo continua a ter a maior concentração de milionários, a Baviera não fica atrás e também mostra que muito dinheiro circula nas cidades alemãs.

Os números e tendências são uma indicação clara de que ainda há muito a discutir em relação à questão da renda e da distribuição. Os próximos anos mostrarão se esta tendência irá continuar ou se novos desafios económicos poderão colocar-nos num rumo diferente.