Honra de um gênio: o pioneiro da arte Günther Uecker morre aos 95 anos de idade
Honra de um gênio: o pioneiro da arte Günther Uecker morre aos 95 anos de idade
Düsseldorf, Deutschland - Günther Uecker, um influente artista pós -guerra alemão, morreu aos 95 anos. Ele morreu no início da noite de terça -feira no Hospital Universitário de Düsseldorf. Uecker nasceu em Wendorf em 13 de março de 1930 e cresceu na Península de Wustrow, em Mecklenburg. Ele vive em Düsseldorf desde a década de 1950, onde trabalhou artisticamente até sua morte. Seus trabalhos não apenas se tornaram conhecidos na Alemanha, mas também internacionalmente.
uecker é considerado pioneiro da arte zero e foi conhecido por seu uso inovador de unhas na arte. Mais tarde, ele introduziu essa tecnologia em relevos de unhas de grande formato, que podem ser encontrados em vários museus e em centros de poder político. Suas obras, que entre outras coisas usavam unhas em telas e objetos, como cadeiras, pianos e máquinas de costura, são uma expressão de sua visão artística, que ele entendeu como paisagens da alma do tipo diário.
raízes e treinamento
Depois de concluir seu treinamento como idade de publicidade na RDA, Uecker se mudou para Berlim Ocidental em 1953 e se mudou para Düsseldorf em 1955. Na Düsseldorf Art Academy, ele estudou em Otto Pankok e trabalhou lá por cerca de 20 anos como professor. Em 1961, ingressou no Zero Group, fundado por Heinz Mack e Otto Piene e que se concentrava na luz, estrutura e espaço. Sob os objetivos deste movimento reconhecido internacionalmente, era libertar a arte das formas emocionais de expressão e, em vez disso, desenvolver formas inovadoras e idiomas de imagem.
uecker era um membro formativo do Movimento Zero, ativo de 1957 a 1966 e estava particularmente preocupado com novas tecnologias e materiais. Sua famosa arte tátil e estrutural examinou os tópicos de destruição e reconstrução e trouxe elementos cinéticos, bem como ilusões ópticas em seu trabalho.
Patrimônio artístico e responsabilidade social
Günther Uecker viajou pelo mundo com uma mensagem humanitária de paz. Ele exibiu em muitos países, também em ditaduras, e fez campanha pelos direitos humanos, que, entre outras coisas, fica claro em suas fotos de cinzas após o desastre de Chernobyl. Seu trabalho também foi ouvido em Pequim, onde ele apresentou mensagens de direitos humanos. Uecker sempre permaneceu intimamente conectado à sua pátria de Mecklenburg e recentemente projetou quatro grandes janelas de vidro azul para a Catedral de Schwerin, que são inauguradas em dezembro de 2024
Em inúmeras exposições internacionais, incluindo eventos importantes como a Bienal de Veneza, seu trabalho fascinante foi mostrado e apreciado. Suas instalações, como a "terrororchestra", uma combinação de equipamentos diferentes e a sala de oração no Reichstag em Berlim, destacam seu extraordinário talento e compromisso com a arte.
uecker deixa uma importante herança artística que continuará a inspirar. Sua influência não é apenas perceptível no movimento zero, mas também na arte contemporânea, que se vê caracterizada por seu papel pioneiro. Uecker será lembrado como um dos artistas alemães mais importantes do século XX.
O movimento internacional do movimento artístico Zero, no qual Uecker era uma figura central, é cada vez mais redescoberta, especialmente pelas últimas exposições que apresentam a arte inovadora dos anos 50 e 60. Esse movimento provou ser inovador e continua a influenciar inúmeras gerações subseqüentes de artistas, incluindo os desenvolvimentos atuais no cenário artístico.
For more information about his life story and artistic influences, read articles on sächsische.de , Art in context and DetailsOrt Düsseldorf, Deutschland Quellen
Kommentare (0)