A colheita de morango está crescendo: os trabalhadores sazonais exigem melhores salários e condições!

A colheita de morango está crescendo: os trabalhadores sazonais exigem melhores salários e condições!

Werschen, Deutschland - Em Werschen, um dos numerosos centros agrícolas da Alemanha, prevalece ao sol. Aqui, agricultores, como Martin Beck, empregam cerca de 20 colheitadeiras que trabalham em diferentes áreas. Beck enfatiza a importância do pagamento justo porque os funcionários experientes ganham entre 17 e 18 euros brutos por hora. Ele explica que o salário mínimo estatutário, que atualmente é de 12,41 euros, não é suficiente para tornar o trabalho lucrativo. A maioria dos trabalhadores sazonais são mulheres polonesas que moram em apartamentos alugados perto da fazenda.

A atratividade do trabalho sazonal também é sustentada pelo fato de que 243.000 trabalhadores sazonais foram empregados apenas na agricultura alemã em 2023. Essas força de trabalho são os principais responsáveis ​​pelo salto de aspargos, colhendo morangos e leitura de vinho. O setor depende fortemente desses trabalhadores, que, em contraste com outras indústrias, como a indústria da construção ou o comércio de catering, são empregados principalmente na agricultura.

Melhorias nas condições de trabalho

Simon Schumacher, membro do conselho da Rede de Associações de Aspargos e Berry, enfatiza que os agricultores precisam criar boas condições de trabalho para vincular os trabalhadores sazonais a longo prazo. Esses funcionários podem mudar rapidamente para outro empregador se encontrarem melhores condições ou salários mais altos em outros lugares. Para aumentar sua satisfação, os empregadores investiram nas acomodações nos últimos anos, especialmente após a pandemia de Corona. Agora, eles têm um padrão mais alto, incluindo Wi -Fi, atividades de lazer, como um campo de futebol ou uma mesa de tênis de mesa, além de dirigir serviços ao médico em caso de doença.

No entanto, há relatos de desvio dos salários mínimos e custos excessivos para acomodações em algumas empresas. Os sindicatos requerem, portanto, uma regulação mais forte das condições de trabalho. Entre outras coisas, eles estão comprometidos com uma melhor proteção dos trabalhadores, uma vez que muitos ajudantes de culturas não adquirem reivindicações de pensão devido ao breve emprego. No entanto, o número de funcionários sujeitos a aumentos no Seguro Social, o que mostra que as condições de trabalho no setor estão melhorando.

Origem e estrutura dos trabalhadores sazonais

Cerca de 70 % dos trabalhadores sazonais na agricultura alemã vêm da Romênia, cerca de 25 % da Polônia. Outros países de origem incluem a Bulgária, a Croácia, bem como alguns países fora da UE, como a Geórgia e a República da Moldávia. Os salários alemães são atraentes para muitos desses trabalhadores, porque geralmente são mais altos do que em seus países de origem. A Agência de Emprego Alemã também fornece informações de que uma obrigação regular da Seguridade Social se aplica a trabalhadores sazonais que trabalham até oito meses.

A Agência de Emprego também existiu recentemente acordos internacionais, destinados a garantir uma melhor cooperação entre sindicatos agrícolas da Romênia, Polônia, Bulgária e Alemanha. Essas iniciativas são importantes porque atualmente há uma enorme escassez de trabalho de parto na agricultura na Romênia e, portanto, mais trabalhadores sazonais do sul da Ásia devem ser contratados.

A discussão sobre salários, condições de trabalho e recrutamento de trabalhadores sazonais continua sendo um tópico importante na agricultura alemã e mostra o quão importante e desafiador esse setor é para toda a produção de alimentos.

Details
OrtWerschen, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)